O Brasil registrou um aumento na produtividade de 4,5% em 2017, de acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo o estudo, o avanço tecnológico contribuiu para esse crescimento; não apenas por meio da evolução de máquinas e equipamentos, mas também pela aplicação de tecnologias disruptivas na gestão de pessoas. Exemplo disso é a microlocalização, que utiliza dados de geolocalização do funcionário para conectar a vivência online e offline.
Para as empresas, a microlocalização aumenta a compreensão da movimentação do funcionário no ambiente de trabalho, o que permite identificar fatores que incentivam a produtividade durante a rotina na empresa. Para o colaborador, a tecnologia favorece o reconhecimento pelo tempo dedicado ao trabalho e é um meio para se chegar ao maior aproveitamento da carga horária. Por isso, promete ser o diferencial para quem gerencia grandes equipes em áreas amplas, como escolas, hospitais e construtoras.
Em uma abordagem inédita no mercado de Recursos Humanos, a Ahgora lança a aplicação Ahgora Live Indoor. A tecnologia fornece dados de microlocalização, que permite mensurar a produtividade da equipe e identificar gargalos. Isso otimiza o tempo dos colaboradores favorecendo, inclusive, para que tenham uma rotina mais tranquila e melhor aproveitada.
Ao ter informações sobre a movimentação interna de colaboradores de uma indústria ou empresa, por exemplo, é possível saber quais pessoas estão em determinada linha de produção e quais setores têm maior carência de colaboradores. Nestes casos, cabe ao gestor optar, então, por realocar a força de trabalho para obter melhores resultados.
O Ahgora Live Indoor foi desenvolvido após a constatação de que muitas empresas precisavam de informações em tempo real sobre os colaboradores no espaço de trabalho para agir de forma rápida e estratégica, realocando a força de trabalho quando necessário, a fim de manter a operação.
“Na construção civil e serviços terceirizados, por exemplo, é importante saber onde o colaborador está, se após o início da jornada de trabalho está produzindo e quanto tempo permanece em cada local. O Ahgora Live Indoor oferece essas respostas em tempo real, aumentando a efetividade do RH e da gestão, bem como a produtividade dos colaboradores. Os dados ajudam a aumentar a eficiência operacional de cada funcionário em sua jornada de trabalho”, explica João Gabriel Lima, Product Owner e especialista em Inteligência Artificial na Ahgora.
O Ahgora Live Indoor será lançado pela Ahgora no 44° Conarh – Congresso Nacional de Gestão de Pessoas. Realizado de 14 a 16 de agosto na capital paulista, o evento reúne as principais referências do setor. Especializada no desenvolvimento de software e equipamentos para gestão de ponto, presença e acesso, a Ahgora se destaca por combinar cloud computing (nuvem) e IoT (Internet das Coisas).
Tecnologia ajuda a mensurar produtividade de profissionais
A tecnologia de microlocalização para o mercado de Recursos Humanos auxilia na gestão da ocupação do prédio e no acompanhamento da jornada de trabalho do colaborador. Por meio de um layout personalizável, é possível visualizar dados da ocupação das posições de trabalho e ter informações sobre a assiduidade. Para os colaboradores, a ferramenta é um meio para chegar a uma rotina melhor planejada, além de permitir uma relação de transparência com a empresa, com a segurança de que a produtividade de cada um será avaliada adequadamente.
“Utilizando modelos consolidados de Inteligência Artificial, o Ahgora Live Indoor entrega informações valiosas para a tomada de decisão no sentido de tornar os times mais eficientes e a rotina de trabalho melhor planejada e tranquila”, explica Lima. A aplicação funciona com o auxílio de tecnologias como Beacon e Wifi, que são instalados na etapa de implantação do produto. Dessa forma é possível obter a microlocalização de cada funcionário.
Upgrade
O mecanismo de geolocalização aumenta a eficiência do departamento de gestão de pessoas. Outra solução com esse mecanismo que será apresentada pela Ahgora durante o Conarh é o Ahgora Live Maps, ferramenta que permite a gestão de colaboradores espalhados, em tempo real, de empresas que atuam em várias regiões, a exemplo dos sistemas de franquia.
Sobre a Ahgora
A Ahgora Sistemas é uma empresa de tecnologia que desenvolve aplicações com o objetivo de aumentar a eficiência operacional das empresas, ajudando-as a alcançar resultados melhores e se tornarem mais competitivas por meio de soluções em gestão de presença, acesso e ponto. Apoiando as decisões estratégicas e facilitando a gestão empresarial, a Ahgora desenvolve softwares e hardwares ligados a gestão de pessoas e recursos humanos, automatizando processos e integrando inovações como reconhecimento facial, internet das coisas (IoT) e cloud computing. Criada em Florianópolis em 2016, possui escritórios na capital catarinense, São Paulo e Manaus, além de operações no Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Belo Horizonte. A empresa conta atualmente com 2.500 empresas parceiras, mais de 800 mil colaboradores gerenciados e mais de 64 milhões de marcações ponto por mês, e possui em sua carteira clientes como a TLSV Engenharia, Subway, Mercado Livre e Samsung. Mais informações em https://www.ahgora.com.br/.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo