book_icon

Capgemini e Dassault Systèmes trabalham com a EDF na transformação digital da área de engenharia nuclear da companhia

Paris, 2 de agosto de 2018 – A EDF, a Dassault Systèmes e a Capgemini anunciaram, durante o evento World Nuclear Exhibition, a assinatura de um acordo de parceria de longo prazo para promover a transformação digital da área de engenharia nuclear da EDF e de todo o seu ecossistema. A colaboração visa apoiar a EDF na digitalização de seus projetos de engenharia de plantas, com o objetivo de fortalecer a performance das usinas e a competitividade da matriz de energia nuclear. Representando um passo importante na aceleração da transformação digital da indústria nuclear como um todo.

Nos termos do acordo assinado, a EDF e a Dassault Systèmes firmaram um contrato de colaboração de 20 anos que apoiará de forma sustentável projetos industriais graças à plataforma 3DEXPERIENCE, da Dassault Systèmes, projetada para padronizar, harmonizar e modernizar processos e métodos de engenharia. Essa plataforma interativa e evolutiva será utilizada por companhias nucleares para acessar dados de projetos em tempo real. Ele também será usado para desenvolver as cópias digitais de usinas nucleares, seja na fase do projeto, construção ou operação. A Capgemini, em parceria com a Dassault Systèmes, fornecerá importantes serviços e usará de sua experiência nos campos de consultoria tecnológica e serviços de integração de sistemas. Juntas, as três organizações desenvolverão e integrarão soluções digitais capazes de responder às necessidades específicas da engenharia nuclear. O projeto Hinkley Point C, juntamente com as usinas atômicas futuras e a engenharia nuclear francesa contribuirão e se beneficiarão dessa iniciativa.

A plataforma 3DEXPERIENCE e a aliança entre a Dassault Systèmes e a Capgemini podem ser comprovadas há anos em outros setores da economia por meio da implementação de projetos complexos.

Jean-Bernard Lévy, CEO do Grupo EDF, afirmou: “A área de engenharia nuclear da EDF entrou em um processo de transição digital, buscando alinhar a companhia às melhores práticas de engenharia para projetos de alta complexidade. Esse empreendimento é fundamental para o sucesso de nossas futuras iniciativas nucleares, bem como um exemplo concreto da transformação do Grupo EDF, iniciada no âmbito da estratégia CAP 2030. Estamos orgulhosos pelo apoio de parceiros confiáveis e altamente respeitados como a Dassault Systèmes e a Capgemini, capazes de nos dar um suporte de longo prazo, de entender nossos requisitos e de nos ajudar a construir, em colaboração, um processo de engenharia de projetos”.

Bernard Charlès, Vice-Presidente e CEO da Dassault Systèmes, disse: “A transformação digital da indústria de energia está acontecendo e se acelerando. O acordo de 20 anos firmado com a EDF e nossa aliança contínua com a Capgemini são testemunhos dessa mudança. A Dassault Systèmes tem uma forte presença global no setor de energia, incluindo a nuclear. Nossas soluções são usadas para gerenciar a complexidade de 66% dos reatores nucleares do mundo e 80% dos que estão em construção. Juntamente com a Capgemini e com base na maturidade da nossa plataforma 3DEXPERIENCE, entregaremos à EDF novas experiências em engenharia nuclear que poderão inspirar a transformação em todo o setor”.

Paul Hermelin, Chief Executive Officer do Grupo Capgemini, completou: “É muito empolgante trabalhar em conjunto com a Dassault Systèmes no suporte a EDF em seus ambiciosos planos de transformação de seu negócio nuclear. Estamos utilizando nosso profundo conhecimento do setor nuclear e nossas habilidades técnicas especializadas e reconhecidas mundialmente para alcançar o sucesso neste projeto. Nossa parceria com a Dassault Systèmes é um passo importante na estratégia global de implementação do Grupo Capgemini, seja no setor de energia ou no mercado de gerenciamento do ciclo de vida do produto”.

Sobre o grupo EDF
Como um importante agente de transição energética, o Grupo EDF é uma companhia provedora de serviços de eletricidade integrada, atuante em todas as áreas do negócio: geração, transmissão, distribuição, fornecimento e comercialização de energia e serviços de energia. Líder global em energias de baixo carbono, o Grupo desenvolveu um mix diversificado de geração baseado em energia nuclear, energia hidrelétrica, novas energias renováveis e em energia térmica. O Grupo EDF está envolvido no fornecimento de energia e serviços para aproximadamente 35,1 milhões de clientes, dos quais 26,5 milhões se situam na França. O Grupo realizou vendas consolidadas de € 70 bilhões em 2017. A EDF está listada na Bolsa de Valores de Paris.

Sobre a Dassault Systèmes
A Dassault Systèmes, a empresa 3DEXPERIENCE, oferece a organizações e pessoas físicas universos virtuais para imaginar inovações sustentáveis. Suas soluções líderes mundiais transformam a maneira como os produtos são projetados, produzidos e suportados. As soluções colaborativas da Dassault Systèmes promovem a inovação social, ampliando as possibilidades do mundo virtual de melhorar o mundo real. O grupo agrega valor a mais de 220 mil clientes de todos os tamanhos, em todos os setores, em mais de 140 países. Para mais informações, visite www.3ds.com.

3DEXPERIENCE, o logotipo Compass e os logotipos 3DS, CATIA, SOLIDWORKS, ENOVIA, DELMIA, SIMULIA, GEOVIA, EXALEAD, 3D VIA, BIOVIA, NETVIBES e 3DEXCITE são marcas registradas da Dassault Systèmes ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou em outros países.

Sobre a Capgemini
Um dos líderes globais em consultoria, serviços de tecnologia e transformação digital, a Capgemini se mantém na vanguarda da inovação, para apoiar seus clientes, de maneira abrangente, em oportunidades de nuvem, tecnologias digitais e plataformas, que estão em constante evolução. Com base em nosso sólido patrimônio de 50 anos e no profundo conhecimento específico em indústrias, apoiamos organizações na concretização de suas ambições de negócios, por meio de uma completa gama de serviços que cobrem desde a estratégia até a operação. A Capgemini tem a convicção de que o valor da tecnologia para os negócios vem das pessoas e por meio delas. Somos uma empresa multicultural de 200 mil profissionais, distribuídos em mais de 40 países. Em 2017, o Grupo Capgemini reportou uma receita global de 12,8 bilhões de euros.
Visite-nos em https://www.capgemini.com/br-pt/. People matter, results count.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.