book_icon

WatchGuard lança solução de autenticação multifator para PMEs

WatchGuard lança solução de autenticação multifator para PMEs

– Nova pesquisa revela que 61% das PMEs acreditam que as soluções da MFA são acessíveis apenas para grandes companhias

– A nova solução AuthPoint da WatchGuard, habilitada para nuvem, oferece autenticação multifatorial fácil de gerenciar e econômica para SMBs

A WatchGuard Technologies, líder em soluções para segurança wireless e segurança avançada de redes, anuncia o lançamento da solução AuthPoint – uma solução de autenticação multifator (MFA) com base em nuvem, projetada para pequenas e médias empresas. O MFA sempre esteve fora do alcance das PMEs devido a problemas de custo, complexidade e gerenciamento. De fato, de acordo com uma nova pesquisa de gerentes e profissionais de TI realizada pela CITE Research, 61% dos entrevistados de empresas com menos de 1.000 funcionários acreditam que os serviços de MFA são reservados para grandes empresas. A solução AuthPoint da WatchGuard aborda essas preocupações de autenticação, ao eliminar processos complexos de integração, despesas iniciais consideráveis e requisitos de gerenciamento on-premises onerosos.

“Sabemos que uma grande parte das violações de dados envolve credenciais perdidas e, como os criminosos visam organizações de qualquer tamanho, o MFA é agora um pré-requisito para todas as empresas”, diz Alex Cagnoni, director of Authentication da WatchGuard. “Na ausência do MFA, os cibercriminosos podem utilizar uma variedade de técnicas para adquirir nomes de usuários e senhas, como spear phishing, engenharia social e comprar credenciais roubadas na dark web, para obter acesso à rede e roubar dados valiosos da empresa e do cliente. Com AuthPoint, estamos quebrando barreiras antigas entre as PMEs e a adoção de MFA com uma solução acessível, fácil de implantar e muito escalável – tudo isso é possível graças à abordagem baseada em nuvem da WatchGuard para autenticação.”

AuthPoint é um serviço em nuvem que pode ser implantado e gerenciado de qualquer local sem a necessidade de componentes caros de hardware. Adicionalmente, o serviço facilita a autenticação do usuário. Os principais recursos do AuthPoint incluem:

● AuthPoint App – Uma vez feito o download e ativado em um smartphone, o aplicativo permite aos usuários visualizar e gerenciar qualquer tentativa de login – por notificações, senhas de uso único ou entrada de código QR para os cenários offline. Adicionalmente, o aplicativo é equipado para armazenar autenticadores de terceiros, como o Google Authenticator, o acesso ao Facebook, o Dropbox e muito mais.
● Mobile Device DNA – A WatchGuard utiliza uma abordagem inovadora para autenticação de usuários, chamada Mobile Device DNA, que distingue as tentativas de login clonadas das tentativas legítimas. O aplicativo cria assinaturas personalizadas de “DNA” para os dispositivos do usuário e adiciona-os ao cálculo de autenticação. Desta forma, as mensagens de autenticação que não são originadas no telefone de um usuário legítimo são rejeitadas.
● Gerenciamento Baseado em Nuvem – Como uma solução baseada em nuvem, o serviço AuthPoint vem com uma interface conveniente e intuitiva para que as empresas visualizem relatórios e alertas e configurem e gerenciem implementações. Habilitada a partir da nuvem, não requer nenhum equipamento local, o que reduz as atividades dispendiosas.
● Integrações de Terceiros – O ecossistema da WatchGuard inclui dezenas de integrações de terceiros. Isso permite que as empresas determinem que os usuários passem pelo processo de autenticação antes de acessar aplicativos, VPNs e redes sensíveis à nuvem. Além disso, o AuthPoint suporta o padrão SAML, permitindo que os usuários façam logon uma vez para acessar uma gama completa de aplicativos e serviços.

Principais descobertas da pesquisa:

A segurança de senha ainda é um grande problema entre as empresas com menos de mil funcionários:

● Embora a maioria dos gerentes de TI entrevistados tenha afirmado que fornece algum treinamento ou políticas de senhas aos funcionários, 47% acreditam que os funcionários ainda usam senhas fracas, 31% acreditam que os funcionários usam senhas de rede para aplicativos pessoais e 30% acreditam que os funcionários compartilham senhas.
● 84% dos gerentes de TI pesquisados preferem ter soluções de tecnologia implementadas para impor melhores práticas de senhas, em vez de depender de políticas e treinamento de senhas.
● Quase metade dos gerentes de TI pesquisados (47%) suspeita que seus funcionários usam senhas simples ou fracas, enquanto apenas 18% acreditam que os funcionários não se envolvam em comportamentos arriscados de segurança das informações.

Essas empresas precisam de uma solução MFA intuitiva e econômica:

● Pouco mais de 61% dos gerentes de TI, em empresas com menos de mil funcionários, acreditam que os serviços de MFA foram criados para empresas maiores que as deles.
● Das empresas que atualmente não usam uma solução MFA, suas principais razões para não comprar uma são que a MFA seria difícil de implementar, manter e dar suporte, e que seria muito cara. A resistência interorganizacional à implantação de uma MFA também foi uma preocupação comum.
● 47% das empresas que atualmente usam uma solução MFA implementaram uma versão dos métodos de autenticação SMS, que são inseguros e podem ser falsificados por um invasor determinado. Além disso, 38% das empresas que usam uma solução MFA possuem tokens de hardware, que são difíceis de gerenciar e podem ser perdidos ou roubados.

Esta pesquisa foi realizada pela CITE Research em nome da WatchGuard. E abrangeu proprietários de pequenas empresas e gerentes de TI ou superiores em empresas com menos de mil funcionários nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Austrália. Para acessar a pesquisa completa, faça o download aqui. Para saber mais sobre o novo serviço AuthPoint da WatchGuard, visite www.watchguard.com/authpoint.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.