book_icon

Qual a importância do propósito no planejamento?

Qual a importância do propósito no planejamento?

por Rodrigo Ribeiro*

Como o próprio mundo nos indica, a única certeza que temos é de que tudo à nossa volta uma hora vai mudar. Sendo assim, adequar-se às novas circunstâncias de mercado, tais como perfil de consumo, técnicas de gestão e estratégias de produtividade é uma condição de sobrevivência.
Destaque especial para um dos maiores desafios da atualidade: planejar a médio e longo prazos em um cenário flutuante. Parece impossível, mas, quando temos um propósito em nosso planejamento, o futuro imprevisível passa a ser um desafio a ser conquistado no presente.
O propósito é o alicerce que mantém o planejamento vivo em qualquer circunstância apresentada em todos os cenários de nossa vida. Durante muitos anos ouvíamos a seguinte frase: “Você precisa andar no trilho”! Esta expressão caiu por terra, devemos trilhar nosso caminho, nos moldando a todas as condições que são apresentadas em nosso cotidiano.
Devemos ter a clareza que um planejamento nasce para ser um guia, mas ele não pode se engessado, porém adaptado aos novos modelos mercadológicos que constantemente nascem e mudam em todos os locais do mundo. Quando temos um propósito forte, tendo a consciência que devemos trilhar um caminho permanente de mudanças, o planejamento será a base inicial, mas com adaptações em seu percurso para atingir o resultado final.
Gosto da simbologia do dia mundial das promessas. Isso mesmo: primeiro de janeiro. Todos nós fazemos promessas para o ano inteiro, que na maioria das vezes não dura mais do que simplesmente um ou dois meses. Sabe por quê? Falta propósito, que é a força que nos move em direção à realização de nossas metas. Do que adianta ter velocidade se você não tem direção?
Propósito é dar direção ao planejamento, com uma regularidade de conquistas que, mesmo parecendo morosas, são sólidas e com datas previamente definidas dentro de uma coerência possível de serem realizadas.
Sabemos que estamos trilhando pelos caminhos da incerteza e o propósito vai garantir a resiliência de seguir em frente, afinal de contas é de batalha que se vive a vida. Qual é o seu propósito de vida?

* Rodrigo Ribeiro é especialista em vendas no setor calçadista e parceiro da SetaDigital, software house especializada no varejo calçadista. Mais informações: www.rodrigoribeiro.adm.br

Sobre a Seta Digital (http://www.setadigital.com.br/)

A SetaDigital nasceu com a missão de desenvolver e fornecer softwares e serviços para o varejo calçadista contribuindo para o sucesso de seus clientes. Está há 12 anos no mercado e atende mais de 1.500 lojas em todo o Brasil, formando uma grande comunidade de conhecimento.
Atenção e respeito às pessoas nos ajudam a conseguir um índice de 95% de satisfação nas pesquisas de qualidade de atendimento e 99% de retenção dos clientes.
Em 2016, a empresa lançou um laboratório de inovação para o segmento do varejo calçadista, a Sapati – Sapataria Inteligente. Localizada em Cascavel, no Estado do Paraná, a loja laboratório prioriza o autoatendimento e tem como objetivo o avanço no uso de tecnologias em toda a cadeia de valor do setor, que vai da indústria ao consumidor final. Mais informações: http://www.setadigital.com.br/sapati

Informações para imprensa

Equipe de atendimento:
IMAGE Comunicação – Fone: (11) 5072-9960

Dani Portela (MTB 30377)
[email protected]
Celular: (11) 9 8162-9833

Renata Negri (MTB 57355)
[email protected]
Celular: (11) 9 6227-7819

Raíssa Ociscki – assistente de redação (MTB 82597)
[email protected]

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.