*Por Higor Franco
Talvez você ainda não tenha ouvido falar sobre SaaS – Software as a Service -, mas certamente já usou algum serviço neste formato. Para explicar um pouco melhor, trata-se de uma licença de software utilizada na internet, na qual não é preciso baixar, instalar ou atualizar. Ou seja, contrata-se o acesso a um sistema completo, sem a necessidade de configurar a infraestrutura ou a plataforma em que será utilizada.
De acordo com o estudo “The Brazil SaaS Landscape 2017”, feito pela Rock Content, em parceria com a SaaSholic, Signail Hill e Redpoint eVentures, 71% das empresas pesquisadas que utilizam o modelo foram fundadas em 2010, o que mostra que esse ainda é um mercado em expansão no País. As que já adotaram o SaaS perceberam os benefícios oferecidos por esse modelo de consumo de TI, tanto em ganhos de produtividade e qualidade, quanto em tempo e redução de custos.
Dentro das empresas, a área de tecnologia é uma das mais beneficiadas e a primeira a sentir o impacto do uso do SaaS. O trabalho operacional é reduzido drasticamente, uma vez que as rotinas que deveriam ser executadas, como processos de configuração e backup de dados, são feitos de forma automática na nuvem. Outro ponto crucial é o acesso diário a versão mais recente do software. Dessa maneira, é possível focar em processos mais estratégicos, que aumentam a produtividade das equipes e também a qualidade do serviço realizado.
Na questão econômica, isso não é diferente. O software como serviço tem um custo mais baixo se comparado com o modelo padrão. A maioria das aplicações em SaaS permite ao profissional escolher o plano mais adequado ao seu negócio, de acordo com o número de usuários e, apenas, pelo tempo que precisa. Com isso é possível investir o valor economizado em outras frentes, incentivando cada vez mais o crescimento.
Um impacto direto por meio da utilização desse modelo é o aumento da mobilidade e disponibilidade das operações, permitindo que o trabalho remoto cresça nas organizações. Uma pesquisa sobre “O Futuro do Trabalho” mostrou que mais de 40% dos entrevistados já praticam o home office e, além disso, mais da metade deles afirmam que isso aumenta a produtividade.
Todos esses pontos proporcionam mais agilidade e destreza no serviço prestado pelas empresas, seja na questão operacional como na evolução do negócio. É preciso entender que, se o SaaS é o resultado de uma evolução tecnológica, o crescimento da empresa também pode estar diretamente ligado a implementação desse modelo, que vem crescendo no mundo todo.
*Higor Franco, diretor-geral da Locaweb Serviços de Internet, unidade de varejo da Locaweb.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo