book_icon

Como automação de processos e serviços pode ser essencial para empresas

Como automação de processos e serviços pode ser essencial para empresas

Por Gustavo Perez, Diretor Executivo da MTM Tecnologia

As empresas enfrentam cada vez mais desafios ao tentarem garantir que seus processos sejam efetivamente colocados em prática. Os esforços investidos em iniciativas de aprimoramento de metodologias, por exemplo, têm por objetivo tornar os negócios mais competitivos. Nesse sentido, a automação de processos se tornou um dos elementos-chave para o sucesso e melhoria de uma organização, apresentando resultados bastante satisfatórios quando bem aplicada.
De um modo geral, a automação refere-se à utilização da tecnologia, sistemas e processamento de dados em prol de controles e processos operacionais do cotidiano de uma empresa. O objetivo é substituir atividades manuais geralmente repetitivas que demandam tempo, mas não conhecimento, e diminuir o risco de erro humano. Por exemplo, um centro hospitalar pode melhorar seu relacionamento com pacientes e médicos ao implementar ferramentas que possibilitem, de forma automática, sem necessidade de interação humana, realizar agendamentos, consultar e compartilhar resultados de exames, enviar mensagens como alertas e gerir dados da unidade de atendimento.
Além disso, automatizando certos serviços, é possível reduzir custos operacionais e aumentar a produtividade dos colaboradores. Ao não executar tarefas repetitivas, a equipe pode se focar em ações mais estratégicas para a companhia, elevando o desempenho e gerando vantagem competitiva para a empresa.
Esses são apenas alguns dos benefícios da automação, que ainda possibilita uma produção mais rápida e eficaz, fazendo com que o consumidor se sinta mais satisfeito com a entrega final. A qualidade também é garantida, pois se trata de um sistema racionalizado no qual a quantidade de erros é menor e, consequentemente, os processos de produção são mais ágeis e especializados. No caso dos centros hospitalares, uma solução de automação pode aprimorar a experiência do paciente ao disponibilizar resultados de exames direto no smartphone, provendo comodidade, praticidade e segurança.
Em um mercado tão competitivo, movido pela atenção e preferência do consumidor, sai na frente quem conseguir produzir mais em menos tempo, entregando um produto ou serviço com um custo menor e uma alta qualidade. Isso tem sido percebido cada vez mais pelas empresas, que buscam a automação e o aperfeiçoamento da técnica para fidelizar seu público e melhorar sua lucratividade. Sendo um dos passos mais revolucionários da tecnologia, a automação permite que companhias e clientes obtenham resultados mais precisos e satisfatórios por um investimento relativamente menor, além de melhorar as condições de trabalho das equipes, a prática também gera e agrega valor à organização.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.