book_icon

SIDI apresenta em evento da SBC sua experiência no desenvolvimento de app que combina jogo e educação​​

O SIDI – Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática – marcará presença no 26.º Workshop sobre Educação em Computação (WEI), um dos eventos que compõem a programação do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Neste ano, o evento – um dos mais importantes da comunidade científica do país na área de computação – será realizado em Natal (RN), entre os dias 22 e 26 de julho.

No Workshop sobre Educação em Computação, o SIDI apresentará sua experiência e conhecimento adquiridos durante o desenvolvimento do aplicativo Crocro Adventure, um jogo para crianças que tem o objetivo de contribuir para o aprendizado de conceitos de lógica e de programação. A apresentação será feita por Luís Eduardo Thibes Forquesato, do time de Soluções Globais do SIDI, que teve seu artigo “Kids Block Coding Game: A game to introduce logic to kids of up to eleven years old” aprovado pela organização do evento.

“O processo de desenvolvimento do Crocro Adventure foi marcado por alguns acontecimentos interessantes”, conta ele. Formado em Engenharia da Computação, Thibes escolheu como tema de seu mestrado na Unicamp a utilização de jogos e aplicativos destinados a desenvolver o pensamento computacional (conceitos de sequência, lógica, etc.). E, como parte da equipe de desenvolvimento do SIDI, participou de todo o processo de criação de Crocro Adventure, que começou em janeiro de 2017.

“Durante o desenvolvimento da primeira versão do jogo, fizemos uma série de testes com crianças, que resultaram em um feedback importante”, afirma Thibes. “Esses resultados estão descritos no artigo, que também detalha o processo de desenvolvimento e apresenta os recursos e funcionalidades do aplicativo”, acrescenta.

O app consiste em uma aventura divertida, que tem como personagens Crocro e seus amigos Bobby, Lisa e Cooki – todos criados e licenciados pela Samsung – que percorrem várias ilhas em busca de doces perdidos no jogo. Para encontrá-los, eles precisam resolver problemas, aprendendo a sequenciar comandos, a mudar parâmetros e a usar instruções para solucionar diferentes tipos de quebra-cabeças – que vão ficando cada vez mais difíceis.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.