Informe aqui

8 livros de negócios para quem quer tirar as ideias do papel

Gerente de produto da Udacity Brasil lista obras essenciais para quem melhorar a performance na área profissional; Seleção vai desde de livros sobre métodos atuais até aqueles que apontam modelos de negócios que podem mudar o mundo

Competências como produtividade e criatividade são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho. Profissionais que querem se destacar na carreira e empreendedores que desejam criar um negócio de sucesso precisam se atualizar constantemente para não serem passados para trás.

Pensando nisso, Renata Goldfarb, gerente de produtos da Udacity, conhecida como a Universidade do Vale do Silício, separou 8 livros imperdíveis para ajudar a executar mais e tirar suas ideias do papel. Confira:

1. Sprint: o método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias (Jake Knapp,‎ John Zeratsky e Braden Kowitz; 2017)

Tirar ideias do papel pode ser mais simples do que você pensa. Com o sprint, método criado pelo designer Jake Knapp no período em que ele trabalhava no Google, é possível desenvolver e testar ideias em apenas cinco dias. “O método é aplicável para empresas de todos os tamanhos, desde startups até grandes companhias de qualquer setor. O sprint te ajuda a encontrar soluções assertivas de forma rápida”, explica Renata.

Disponível na Amazon por R$ 19,02 aqui.

2. Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo (Jeff Sutherland; 2016)

Criado há mais de 20 anos a partir de insights de artes marciais, tomadas de decisão judicial, combate aéreo, robótica e outras naturezas diversas, o Scrum consolidou-se como uma ferramenta prática para planejamento e gestão de projetos. Com ele, já foram registrados ganhos de produtividade de até 1.200%. “O método Scrum está mudando a maneira de pensar e agir dentro das empresas.”
Disponível na Amazon por R$ 20,80 aqui.

3. Pense simples: voc só precisa dar o primeiro passo para ter um negócio ágil e inovador (Gustavo Caetano; 2017)

“O processo de inovação deve fazer parte da rotina de qualquer profissional que deseja se destacar e atingir o sucesso”, aponta Renata. Neste livro do empreendedor Gustavo Caetano, o leitor descobre que inovar, acima de tudo, não é um processo difícil. O CEO da empresa de soluções em vídeo online Samba Tech conta como o fracasso pode moldar a mentalidade para o sucesso, explica o que compõe o DNA inovador e revela qual é a lógica da simplicidade para estimular a inovação. Disponível na Amazon por R$ 14,70 aqui.

4. Customer success: como as empresas inovadoras descobriram que a melhor forma de aumentar a receita é garantir o sucesso dos clientes (Dan Steinman,‎ Lincoln Murphy e‎ Nick Mehta; 2017)

“O livro ensina o que é preciso para saber adequar as estruturas e processos da empresa ou startup a fim de ter sucesso sempre.” A preocupação com a estratégia focada no sucesso do cliente ainda é recente, mas os resultados de sua aplicação já vêm chamando a atenção do mercado. Ela é baseada na geração de receita por meio da retenção ativa de clientes, na redução da taxa de abandono e em técnicas de upselling (sugestão adicional de compra) para maximizar o valor do cliente ao longo do seu ciclo de vida. Para isso, é importante ter em mente a necessidade de adequar estruturas e processos da empresa para crescer de forma rentável e contínua — só assim será possível dar início à revolução centrada no cliente e a mantê-la no longo prazo.

Disponível na Amazon por R$ 35,90 aqui.

5. Oportunidades exponenciais: um manual prático para transformar os maiores problemas do mundo nas maiores oportunidades de negócios (Peter H. Diamandis; 2016)

“Trata-se de um manual para qualquer um que deseja crescer, criar riquezas e impactar o mundo”, comenta Renata. Os autores se propõem a ensinar como acelerar tecnologias, pensar em larga escala e aumentar suas habilidades e ambições, sem limitar-se ao que já existe no mercado. E tudo começa quando você se propõe a resolver um problema que aflige um bilhão de pessoas. Disponível na Amazon por R$ 31,90 aqui.

6. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias (Tim Brown; 2017)

“O design thinking é uma apropriação do campo dos designers que foi adaptada para a realidade das empresas.” Sua metodologia colaborativa tem como objetivo resolver problemas, desenvolver produtos ou serviços e esquematizar projetos — sempre se baseando no processo cognitivo que os designers usam. A intenção é converter necessidade em demanda e, para isso, utiliza técnicas de pesquisa, brainstorming, seleção de ideias e prototipagem.

Disponível na Amazon por R$ 55,70 aqui.

7. Value Proposition Design: como construir propostas de valor inovadoras (Alex Osterwalder e Yves Pigneur; 2015)

Se você deseja se livrar de longas reuniões sem sentido ou de decisões baseadas em achismo e intuição, não faltarão ferramentas, exercícios práticos e processos úteis neste livro. “Os autores ensinam como entender os modelos de propostas de valor, como aproximar-se do cliente e como não perder tempo em ideias que não funcionarão. Também é apresentado um passo a passo para desenvolver e testar propostas de valor, a fim de criar produtos e serviços que se adaptam de forma perfeita às necessidades ou aos desejos dos clientes”, esclarece a gerente de produtos da Udacity.

Disponível na Amazon por R$ 50,90 aqui.

8. Mude ou morra: Tudo o que você precisa saber para fazer crescer o seu negócio e sua carreira na nova economia (Renato Mendes e Roni Bueno; 2018)

O contexto deste livro é a transformação digital: empresas e pessoas serão atingidas, mais cedo ou mais tarde, pelo advento de tecnologias e inovações como machine learning, internet of things (IoT) e redes sociais. Devido a isso, é preciso entender que a maneira como nos relacionamos com clientes e gerimos nossas carreiras mudou. “O autor compartilha com o leitor qual o mindset das startups vitoriosas, além de explicar como criar um negócio do zero ou empreender dentro de uma grande corporação.”

Disponível na Amazon por R$ 17,90 aqui.

Sobre a Udacity

Lançada em 2011 nos EUA, a Udacity surgiu após o experimento que o Professor da Universidade de Stanford Sebastian Thrun desenvolveu ao lado de Peter Norvig, em que eles ofereciam um curso online e gratuito sobre “Introdução à Inteligência Artificial”. Mais de 160 mil alunos de 190 países fizeram a inscrição. Após esse episódio, Thrun percebeu que havia a necessidade de uma universidade voltada para tecnologia que fosse prática, barata, acessível e altamente eficaz para o mundo.

Os cursos têm como intuito formar profissionais para desenvolvimento web, machine learning, análise de dados, desenvolvimento mobile, marketing digital, entre outros. O principal objetivo da organização educacional é que os alunos adquiram, por meio de uma série de cursos on-line e projetos hands-on, competências e ferramentas aplicáveis às necessidades do mercado, mostrando que qualquer pessoa que tenha acesso à educação de qualidade possa conseguir se capacitar para oportunidades de alto nível em empresas inovadoras. https://br.udacity.com/

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.