book_icon

Empresa global de Tecnologia da Informação lança Programa de Mentoria para jovens profissionais

Iniciativa de liderança e compartilhamento de aprendizado da empresa CINQ Technologies tem objetivo de trazer suporte e incentivar talentos
Empresa global de Tecnologia da Informação lança Programa de Mentoria para jovens profissionais

Iniciar uma carreira no mercado de TI pode ser uma tarefa bastante desafiadora, afinal, existem diversos caminhos a serem seguidos, e em meio a tantas oportunidades, encontrar suporte na carreira pode ser essencial, principalmente para quem está começando. Ao mesmo tempo, desenvolver capacidades de liderança e novos aprendizados em colaboradores, pode transformar a cultura de uma empresa.

O CINQ Tech Mentors surgiu com o intuito de dar apoio, tanto técnico, quanto comportamental para jovens profissionais, e também proporcionar oportunidades de novos aprendizados aos colaboradores. A CINQ formou sua primeira turma de mentores e mentorados, após um mês inteiro de treinamentos, atividades e muito estudo.

Para dar início ao programa, os colaboradores interessados se inscreveram para receber as capacitações de mentoria, onde eles puderam compreender melhor como passar o conhecimento que possuem para os novos colaboradores. Enquanto isso, os novos profissionais participaram de um CINQ Tech Bootcamp, como forma de preparação para receberem a mentoria.

“Há 1 mês de concluir a faculdade e recém-contratado na CINQ, o Programa Mentors expandiu os horizontes que busco para minha carreira. Neste início, é comum nos sentirmos inseguros e com medo de enfrentar o desconhecido. Por meio do Mentors, agora sigo confiante para iniciar minha carreira e sei que posso contar com um mentor que já passou pelo mesmo caminho que estou hoje. Considero a CINQ como uma “mãe”, que me acolheu e cuida do meu desenvolvimento dia-a-dia, através dos programas e, principalmente, da forma como valoriza o lado humano de seus funcionários. É uma honra fazer parte deste time!” (Wesley Maffazzolli, Estagiário de Sistemas internos e mentorado do programa CINQ Tech).

Por fim, realizamos o Meeting Day, onde mentores e mentorados se reuniram para descobrir as características e interesses em comum. Nessa semana, houve o match entre os profissionais com base no PDI (plano de desenvolvimento individual) dos mentorados e expertises técnicas e comportamentais dos mentores, sendo que os encontros entre mentores e mentorados passam a acontecer a partir desta semana. O CINQ Tech Mentors terá a duração de um ano, com conversas, planejamentos e aconselhamentos.

De acordo com Eduardo Labre Cirino Silva, Analista de Sistemas e Mentor da CINQ: “Minha visão pessoal sobre o CINQ TECH Mentors é muito positiva, pois sua condução não caracteriza apenas uma ação fria da área de Gestão de Pessoas, mas busca imprimir a personalidade da CINQ no DNA dos novos profissionais. A alta adesão voluntária de mentores, não apenas surpreendeu e chamou a atenção dos Coordenadores do Programa, mas identificou perfis de colaboradores que querem contribuir mais com a empresa, por meio do compartilhamento do bem mais valioso de cada profissional, sua experiência. Como ganho pessoal, o programa não apenas me capacitou com técnicas de mentoria, mas também me fez refletir sobre minha própria carreira, mantendo-me motivado a crescer e me desenvolver continuamente. Por fim, entendi que meu papel como mentor é ser um provocador. Ao atravessar uma rua, vou olhar para trás e dizer para meu mentorado: – Vem? Se eu consegui, você também consegue!”.

As capacitações dos colaboradores aconteceram em parceria com uma consultoria externa em gestão de pessoas, e consistiu na identificação e desenvolvimento de soft skills que auxiliarão no desenvolvimento do programa de mentoria.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.