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Rede calçadista vai de 1 loja a 18 franquias com apoio do Analytics

A rede de franquias de calçados multimarcas Lojas Calci aposta na tecnologia de Analytics para dar vazão a sua estratégia de crescimento, que prevê chegar a 21 lojas espalhadas pelo país até 2021.

O plano da empresa, que tem sede em Lajeado-RS, já começou a ser posto em prática: de 2013, quando havia somente uma loja, a 2017, a rede chegou a 18 unidades físicas, por meio do modelo de franquia. Hoje, a plataforma de Analytics é usada por mais de 70 usuários da franqueadora, gerando mais de 197 análises, 29 dashboards, 62 KPIs e mais de 15 mil atividades por mês.

Conforme Antônio Carlos Diehl, gestor da Calci, o crescimento tem base em ações de atração e fidelização de clientes, resultando na expansão de mercados, por meio de análise de dados possibilitada por um software de Analytics. A ferramenta utilizada é o BIMachine, que atua na automatização da coleta, análise, qualificação, distribuição e gestão dos dados da rede.

Isso, segundo Diehl, agregou assertividade e rapidez às tomadas de decisão. O gestor explica que, até escolher o BI, a empresa fez diversas pesquisas no mercado e optou pelo BIMachine principalmente devido aos recursos de Self-Service BI da solução. “Isso permite entregar na mão do usuário de negócio de cada área a capacidade de criar visões e painéis de acordo com suas necessidades, rotinas, experiências e conhecimento específicos”, comenta ele.
João Batista Cortez, Gerente de TI da Calci, acrescenta que, geralmente, o BI se adapta à realidade da empresa usuária, mas no caso da rede calçadista ocorreu o contrário: o modelo de negócios foi estruturado para usar BI, contando com apoio do fornecedor para capacitar a equipe e adaptar processos.

“Hoje podemos contar com respostas instantâneas do sistema para realizar vários tipos de segmentação – por localização geográfica, por categoria de produtos etc. Isso nos possibilita tomar decisões rapidamente, a partir da mudança de cenários e visões”, comenta.

Utilizando o BIMachine tanto na franqueadora quanto em todos os franqueados, a Calci aplica o software à análise e gestão de dados de áreas como Vendas, Compras, Estoque, Cliente, Posicionamento e Mercado, entre outras.

De acordo com Douglas Fernando Scheibler, CEO da SOL7, empresa responsável pela implantação e suporte ao BIMachine, especificamente para a Lojas Calci foram adicionados à ferramenta aplicativos com inteligência em gestão analítica, gerando “uma competição saudável entre os franqueados”, por meio de um painel exclusivo de indicadores consolidados da rede que fornece informações de mercado.

Além disso, o BIMachine trouxe às Lojas Calci melhoria no tempo de execução de tarefas relacionadas a informações, o que liberou equipes de liderança para dedicarem-se a funções de gestão. Além disso, a ferramenta possibilitou tomadas de decisão baseadas em dados reais de mercado, o que é fundamental para definir estratégias e ações que expandem a atuação da empresa.

Avaliações de equipe mais assertivas, dados que geram motivação e engajamento dos colaboradores por meio do desafio à melhoria, retenção de talentos e assertividade na gestão de estoques foram outros ganhos contabilizados pelas Lojas Calci com o BIMachine.

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