book_icon

Distribuidora OK aposta em tecnologia de força de vendas para aumentar produtividade

Distribuidora catarinense investe em tecnologia para automação de vendas e aumenta em 60% sua produtividade

Uma pesquisa realizada pela Serasa Experian, com empresas do segmento atacado distribuidor, mostra que o setor espera fechar o ano com ganhos acima da inflação. Com os primeiros sinais de recuperação da economia e a queda da inflação, os resultados positivos devem acontecer num curto prazo. Para quem investiu na sua operação, o retorno do investimento será mais rápido do que se imagina.
Este é o caso da Distribuidora OK, que atua no Estado de Santa Catarina com a representação exclusiva de produtos cosméticos de marcas como Payot, Nivea e Cremer. Com a comercialização de mais de 500 produtos, negociados diariamente por meio de representantes comerciais autônomos (RCA’s), a distribuidora percebeu que precisava do apoio de um sistema para força de vendas referenciado para garantir agilidade e segurança nas vendas.
A empresa decidiu buscar uma nova ferramenta para substituir a utilizada, que gerava inconsistências no processo e era morosa, limitando a produtividade da equipe. Entre os principais requisitos estava a necessidade de ter um sistema integrado ao seu ERP (Enterprise Resource Planning), o WinThor.
A escolha se deu pela solução de força de vendas, que automatiza as ações dos vendedores externos com o uso de dispositivos móveis, e a solução para gestão online da equipe comercial em tempo real. Ambas as soluções são fornecidas pela Máxima Sistemas, companhia especializada no desenvolvimento de soluções móveis para força de vendas, e-commerce, trade marketing e logística e que possuem integração nativa com o WinThor.
Segundo Fabricio Feijó, gerente de TI da OK, a distribuidora já consegue mensurar ganhos na operação com o uso dos sistemas adotados. “As soluções da Máxima contribuíram para que aumentássemos em 60% a produtividade dos vendedores, sem contar a facilidade de poder rastrear as informações dos colaboradores e ter a segurança de que cada representante esteja cumprindo suas rotas dentro da estratégia em que traçamos. Ganhamos mais agilidade, qualidade nas vendas e ainda reduzimos erros”, conta Feijó.
A integração com o ERP em uso permite aos vendedores acesso à informações contidas no sistema de gestão empresarial. Dessa forma, os representantes trabalham sempre com dados atualizados em relação às condições de pagamento, prazo de entrega e detalhes de cada mercadoria. Isso significa que se houver uma promoção ou atualização nos produtos, o vendedor recebe a informação no ato.
“O sistema já está de acordo com as políticas da empresa e é bastante intuitivo, além de deter uma interface amigável. Ele nos assegura um controle detalhado sobre as ações dos vendedores em campo e podemos delimitar a forma de trabalho do colaborador através de perfis diferenciados para cada usuário, dando condições de supervisionarmos as atividades com segurança e dinamismo”, complementa Dotto.
A aderência das soluções ao negócio da Distribuidora OK fez com que o projeto da Máxima Sistemas evoluísse para a implementação do maxCatálogo. Os tradicionais catálogos impressos foram substituídos para uma apresentação digital, acessada remotamente por dispositivos móveis, com imagens armazenadas na nuvem, trazendo agilidade, controle e segurança para impulsionar os negócios da distribuidora.
De acordo com Wagner Patrus, presidente da Máxima Sistemas, além de reduzir os custos operacionais, as soluções desenvolvidas pela companhia possibilitam aumentar o faturamento, a receita, o número de pedidos e as taxas de produtividade do vendedor. “Há também uma possibilidade de expandir a capacidade da empresa, uma vez que a equipe passa a focar nas atividades estratégicas de vendas”, complementa Patrus.

Sobre a Máxima Sistemas

A Máxima Sistemas desenvolve soluções móveis de gestão para força de vendas, trade de marketing e logística do segmento atacadista distribuidor. Líder em sua área de atuação com mais de 51.800 mil usuários e mais de 1.300 clientes ativos em todo o território nacional, a empresa está presente em 35% dos maiores atacadistas distribuidores do Brasil, conforme dados do último Ranking ABAD/Nielsen.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.