book_icon

SMB reserva maior parte da receita para cloud, revela estudo

Levantamento sobre tendências de uso e adoção de nuvem pública da Nutanix aponta que organizações estão adotando rapidamente estratégias multicloud, avaliando formas de promover maior agilidade em inovações
SMB reserva maior parte da receita para cloud, revela estudo

aplicações em nuvemRecente levantamento preparado pela Nutanix sobre tendências de uso e adoção de nuvem pública revela que, de 2016 para 2017, os investimentos em cloud empresarial praticamente dobraram, tendo o gasto médio das empresas em US$ 2 milhões. Segundo o Nutanix Public Cloud Usage Report, o mercado SMB é o que utiliza maior parte de sua receita para gastos com cloud, em média US$ 620 mil.

Investimento em segurança é a parte majoritária para empresas grandes e de médio porte

O estudo também mostra que empresas levam até 15 meses em avaliações de implementação de cloud, sendo que as de porte menor demoram, em média, apenas cinco meses. Computação empresarial, banco de dados, armazenamento e network são as principais áreas que recebem esses investimentos.

Para computação empresarial, o valor é superior nas três esferas avaliadas, tendo seu maior gasto de 41% em empresas de médio porte, que também lideram a estatística de armazenamento (9%), enquanto startups e empresas corporativas já estão mais preocupadas em trabalhar com banco de dados (32%).

Em relação as formas de utilização da cloud, o investimento em segurança é a parte majoritária para empresas grandes e de médio porte. Empresas menores também se preocupam com esta questão, porém dão mais atenção ao custo do gerenciamento do que está produzido.

Informações sobre serviços especializados também foram disponibilizadas e mostram ainda uma certa timidez nos números, mas com crescimento. Apenas 6% das empresas estão realizando algum trabalho relacionado a Internet das Coisas. Inteligência Artificial ainda não é pauta principal, mas já tem certa importância para pequenas e médias empresas. Estas mesmas empresas também estão de olho na utilização de Analytics para análise de Business Intelligence.

Nas questões em relação a maturidade da utilização de devOps, a maioria das empresas faz uso das práticas, com 80% do total ativo. Outros 15% exploram a possibilidade da utilização das práticas e apenas 5% ainda não veem a ferramenta como uma necessidade em sua respectiva empresa.