book_icon

Aplicativo Chave na Mão Manobra gera transformação digital em pátios de vagões da Rumo

O aplicativo Chave na Mão Manobra, idealizado pela Rumo e desenvolvido pela CINQ Technologies, ajudou a empresa de logística a aumentar a eficiência operacional e cumprir com seus objetivos estratégicos

A transformação digital nas indústrias também denominada de Indústria 4.0 é uma realidade no Brasil e no mundo. Isso não poderia ser diferente para a Rumo, a maior operadora de ferrovias do Brasil, a qual é referência internacional. A empresa nos últimos anos, tem investido em inovação para automatizar seus processos, sendo que um exemplo disso é o projeto Chave na Mão Manobra, desenvolvido pela CINQ Technologies, a qual atua globalmente em projetos inovadores e de missão crítica.

Para realização do processo chamado manobra, o qual acontece nos pátios de carregamento e descarregamento de vagões da Companhia, anteriormente a comunicação entre o centro de controle e as equipes de manobras era realizada apenas via rádio. Porém, esse processo era frágil, podendo gerar ruídos na comunicação entre os times de campo com o centro de controle. Ademais, o controle e reporte de problemas eram realizados de forma manuscrita. E, por não serem compilados, não geravam inputs do processo, impossibilitando, assim, os outputs, como identificação de motivos de atrasos. A partir desses problemas, surgiu a ideia do aplicativo Chave na Mão Manobra.

No processo de construção dessa solução, os experts em desenvolvimento de software da CINQ, realizaram um projeto de User Experience (UX), com o intuito de compreender a jornada do usuário final e também tomar decisões eficazes no desenvolvimento do aplicativo. Durante o projeto, a criação de protótipos e entrevistas com usuários finais, possibilitaram que todos os aspectos do processo fossem compreendidos e incorporados nessa solução.

“Na CINQ, a gente envolve a experiência do usuário desde o começo dos projetos; é comum que designers estejam presentes desde o levantamento de requisitos com os clientes, ajudando a entender o problema do usuário e construindo juntos uma ideia de solução. Também são feitos mapeamentos de jornada do usuário e visitas à campo para entender todos os contextos de uso daquele futuro produto ou serviço”, afirma a Analista de Usabilidade do projeto Chave na Mão Manobra.

O aplicativo foi desenvolvido em um período de quatro meses, seguindo a metodologia ágil e o framework Scrum, por uma equipe da CINQ Technologies composta por um Scrum Master, uma UX/UI Designer, três desenvolvedores e um QA (quality assurance), além do Product Owner da Rumo.

A partir de sua implementação, foi possível otimizar a comunicação entre o centro de controle de pátio e a equipe de campo, mitigando os ruídos que aconteciam nos comandos via rádio. O app também permite o acompanhamento em tempo real da manobra realizada, bem como o levantamento de dados que auxiliam em análises e melhorias do processo.

“A CINQ já tinha conhecimento sobre a tecnologia e pudemos contar com o seu apoio para manutenções, mesmo nossas operações rodando vinte e quatro horas”, explica Rafael Pinto, Product Owner da Rumo.

Com isso, verificam-se os resultados profícuos dessa parceria entre a Rumo e a CINQ Technologies:
* Cliente 100% satisfeito com o projeto;
* Projeto entregue em 4 meses;
* Usabilidade do sistema;
* Equipe CINQ premiada por produtividade;
* Aplicativo implementado com sucesso em 2 pátios da Rumo.

Assim, percebe-se que a tecnologia permite melhorias nos mais diversos processos de uma empresa, independentemente de sua área de atuação. A CINQ Technologies, multinacional de desenvolvimento de software de padrão global, certificada CMMI 3, tem como objetivo promover a transformação digital e prover a melhor experiência possível para seus clientes, por meio do seu core business, que são projetos de desenvolvimento de software sob medida.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.