book_icon

Brasil ganha primeiro Centro Certificador Acadêmico

Parceria entre Dassault Systèmes e Instituto Mauá de Tecnologia promove a capacitação de profissionais que atuam com desenvolvimento de produtos
Brasil ganha primeiro Centro Certificador Acadêmico

A Dassault Systèmes, empresa 3DEXPERIENCE, fechou parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia para juntos criarem o primeiro Centro Certificador Acadêmico no Brasil. Inicialmente, a Instituição de Ensino está apta a fornecer treinamento e certificação de CATIA, software de Engenharia para projetos de excelência com uso de CAD 3D. Com a parceria, clientes, profissionais, parceiros e estudantes poderão expandir seus conhecimentos e certificar suas aptidões em relação às práticas internacionais e normas do mercado.

Instituição Paulista de Ensino Superior oferecerá treinamentos e exames de validação

Os projetos de colaboração entre a Dassault Systèmes e a instituição não são recentes. O Instituto Mauá de Tecnologia é uma entidade sem fins lucrativos dedicada ao ensino e à pesquisa científica e tecnológica. Considerado uma das melhores Instituições de Ensino Privado do País, foi a primeira universidade do Brasil a adquirir a plataforma 3DEXPERIENCE, que integra processos de negócios e de desenvolvimento de produtos em um ambiente digital.

Com ela, professores e alunos de Engenharia desenvolvem projetos para os mais diversos segmentos, incluindo aplicações para a Indústria 4.0, por meio de um aprendizado na prática e com os modelos mais avançados para a criação de produtos e fábricas inteligentes. A Prosys Educacional, solution partner da Dassault Systèmes, apoiou o processo de implementação das soluções, entendendo as necessidades do projeto e promovendo a capacitação dos professores.

O Instituto tem investido em diversas iniciativas relacionadas à aplicação da tecnologia ao mercado de trabalho, incluindo treinamentos profissionalizantes e até mesmo a criação de um Smart Campus para pesquisas relacionadas à Internet das Coisas (IoT).

“O universo acadêmico é fundamental para a Dassault Systèmes e, por isso, ficamos extremamente satisfeitos em anunciar esta parceria com um importante Centro de Ensino e Pesquisa do Brasil. Este programa de certificações proporciona a oportunidade única de atestar habilidades de profissionais brasileiros, evidenciando suas competências e contribuindo para um currículo com mais credibilidade, que é fundamental para o sucesso em um mercado tão competitivo”, afirma Ligia Oliveira, Business Development for Academia da Dassault Systèmes para América Latina.

O CATIA é um software que oferece tanto a possibilidade de modelar produtos, como também de simular e analisar o seu comportamento no mundo real. Ela permite otimizar a conclusão dos projetos, bem como a configuração de sua produção, graças às diversas funções integradas, como montagem, cinemática, captação do conhecimento e a troca de dados em toda a cadeia de desenvolvimento.

“Ao oferecermos para os alunos ferramentas consagradas mundialmente, estamos construindo conhecimentos que vão prepará-los para se destacarem em suas profissões, diferenciando-se como empreendedores ou superando as expectativas das empresas com as quais trabalharão”, explica o professor Marcello Nitz, Pró-Reitor Acadêmico do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.

Para a emissão da certificação, é necessário realizar o curso e as provas que atestam o conhecimento da solução. A primeira turma teve início em março de 2018 e a próxima iniciará em agosto deste ano. Esse projeto na Mauá está sendo tratado como uma atividade complementar para os cursos de Administração, Engenharia e Design, e o responsável na Instituição é o professor Jorge Kawamura.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.