book_icon

TECNICON apresenta solução para gestão da CIPA

Acompanhe de perto os processos que visam a melhoria nas condições de trabalho
TECNICON apresenta solução para gestão da CIPA

A fim de reforçar o diálogo sobre a importância da preservação da saúde e qualidade de vida no trabalho, a TECNICON, empresa especializada em software para gestão corporativa, disponibiliza em sua solução TECNICON Business Suite uma ferramenta específica para as atividades relacionados à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho, desenvolvido pelo Ministério da Fazenda, demonstram que o Brasil registra cerca de 578 mil acidentes de trabalho por ano, permanecendo há anos entre os primeiros colocados no ranking mundial.

Considerando números tão expressivos, é imprescindível que haja dentro das organizações uma equipe preparada para zelar pelo bem-estar físico e mental dos colaboradores em seus postos de trabalho.

Por essa razão, foi criada há 74 anos a CIPA, regulamentada pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) e obrigatória para empresas que possuem mais de vinte funcionários. Ela é constituída pelos próprios colaboradores das empresas, escolhidos democraticamente por meio de uma votação anual.

Todas as atividades relacionadas à Segurança do Trabalho ficam sob responsabilidade da Comissão, como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) – evento que tem por principal objetivo orientar a equipe por meio de palestras e gincanas, visando a melhora das condições de trabalho.

Também fica sob encargo da CIPA a realização de diversas ações no decorrer do ano, com a intenção de manter o ambiente sempre saudável, como: criação de medidas para a redução de riscos, monitorando contínuo do local de trabalho, acompanhamento das condições das máquinas e equipamentos, realização de ginástica laboral, palestras sobre qualidade de vida, dicas de alimentação, campanhas de prevenção de doenças, dentre outras práticas.

Ferramenta CIPA

A CIPA está presente em praticamente todas as empresas, sendo que no setor de manufatura ela é ainda mais atuante, em virtude do alto índice de acidentes de trabalho registrados anualmente. No entanto, assim como em outros departamentos, ela também necessita de uma gestão clara e assertiva. Em vista disso, a TECNICON desenvolveu em seu software de gestão, uma área de negócio específica para o acompanhamento frequente dos planos de trabalho da Comissão.

Essa ferramenta permite que a empresa documente e acompanhe todas as tarefas da CIPA, obtendo mais agilidade, controle das atividades e mensuração dos resultados. Confira alguns processos que são gerenciados através do software:

• Eleições – realização de cadastros dos candidatos e organização completa das eleições;
• Plano de trabalho – registro de atividades que possibilitam a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho;
• Mapa de riscos – representação gráfica dos riscos presentes no ambiente de trabalho. Ele é gerado através do layout do local e representado por diferentes cores, dependendo do grau de risco encontrado;
• Registro de Acidentes – informações completas (dia, horário e causa) sobre acidentes de trabalho ocorridos com os colaboradores;
• Ocorrências – acompanhamento de ocorrências que podem prejudicar a segurança dos profissionais;

Ficou interessado em melhorar a Segurança do Trabalho na sua empresa? Então ligue 0800 052 3502 ou entre em contato através do site: www.tecnicon.com.br.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.