book_icon

Aliança investe em projeto para orientar colaboradores sobre aposentadoria

Aliança investe em projeto para orientar colaboradores sobre aposentadoria

Aposentadoria nunca foi um tema fácil de ser tratado, principalmente para aqueles profissionais que admiram a profissão exercida. Esta é uma realidade presente entre os colaboradores da Aliança Navegação e Logística, líder no transporte de cabotagem no Brasil.
Diante da necessidade de desmistificar a aposentadoria, a empresa criou um projeto para orientar seus colaboradores. Intitulado ‘Vida sem Crachá’, a iniciativa consiste em workshops temáticos – em grupo – e sessões de coaching individuais com dicas de como se preparar para o momento pós-carreira.
A partir de uma pesquisa direcionada a todos os funcionários que irão se aposentar até 2025, foi possível levantar os pontos de maior interesse desse público. Os colaboradores que se enquadravam nessa condição foram convidados a conhecer o projeto e participar de sua primeira fase, os Workshops. Para cada evento, um tema diferente foi escolhido de acordo com os resultados da pesquisa: Nova carreira, Voluntariado, Cuidados com a Saúde, Investimentos e Previdência, Empreendedorismo e Gestão Emocional.
Atualmente, considerando o quadro de colaboradores em Terra e Mar, a Aliança possui cerca de 20% de pessoas com 50 anos ou mais. “Em nosso segmento de atuação é muito comum termos pessoas atuando com mais idade. Muitos deles só se lembram da aposentaria quando está muito próximo e, geralmente, não sabem o que fazer”, comenta Rosilene Senna, gerente geral de Recursos humanos da Aliança Navegação e Logística.
Na segunda parte do projeto, os colaboradores que desejam continuar o processo participam de sessões de coaching individuais para falar de seus anseios e dúvidas. É nesta parte que eles recebem dicas de como chegar lá com mais serenidade e planejar esta nova fase de suas vidas. “Nós acreditamos que esse é um período considerado como um prêmio. Todos nós temos que viver essa fase da forma mais saudável possível, tanto emocionalmente, financeiramente e fisicamente também”, acrescenta Rosilene.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.