book_icon

6 facilidades que a telefonia IP traz para empresas

6 facilidades que a telefonia IP traz para empresas

Uma das ferramentas mais importantes em qualquer tipo de organização é a comunicação, afinal, é ela quem facilita o contato entre empresa e cliente. Mas, para que isso seja eficiente, é necessário que essa instituição tenha acesso a um sistema confiável e o que tudo indica, a telefonia IP é a solução para isso.

Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no mês de fevereiro o Brasil registrou uma redução de 144.900 linhas de telefone fixa, comparado a janeiro. Já nos últimos 12 meses, a redução foi de 1.146.44. Para Paulo Chabbouh, CEO da L5 Networks, isso acontece porque as empresas estão migrando a telefonia fixa para o sistema IP, assim como para outros meios de comunicação. “O fato do Brasil ser um dos países que mais utilizam internet, influencia totalmente no investimento das empresas neste setor. O desenvolvimento desse sistema está 100% relacionado com o crescimento da internet”, explica.

Dados de um dos relatórios do Sinergy, instituto americano de pesquisa de mercado, afirmam que o PABX em nuvem ultrapassou o convencional em 2015. A expectativa para os próximos três anos é de que o setor crescerá 9,2%, enquanto o PABX deve recuar 4,4%.

Para demonstrar os benefícios da telefonia IP, abaixo está uma lista com 6 facilidades que ela traz para as empresas, veja:

Sala de conferências
O Callbox, ferramenta de telefonia em nuvem da L5 Networks, líder no mercado nacional, tem disponível uma sala de conferências “para cada usuário”, que evita viagens curtas e longas, e ainda permite ter mais de uma reunião por dia, aumentando as oportunidades de fechar negócios.

Um só lugar
Unificar as telefonistas em um único ponto pode ser uma ótima alternativa para as empresas que tem mais de uma sede, pois o método reduz mão de obra e também, linhas telefônicas e ambiente físico.

Mobilidade
Para quem prefere utilizar o celular ou está fora do escritório, é possível instalar um ramal do PABX IP no telefone móvel, ou seja, com isso é possível fazer e receber ligações corporativas em qualquer lugar a qualquer momento, basta ter acesso à internet.

Manutenção
Como não há necessidade de equipamentos como servidores, centrais telefônicas e uma infinidade de placas e fios na solução em nuvem, a manutenção é feita totalmente de forma virtual.

Qualidade
Como o sistema está sempre disponível e acessível, a empresa pode decidir sempre mudar de locação, sem ter a preocupação com a telefonia, sem contar que, independente se você está falando de um aparelho de telefone, pelo computador ou pelo smartphone, a qualidade da chamada é a mesma.

Redução de custos
Para Chabbouh, entre tantas vantagens a redução de custos é a que chama mais atenção, pois ela pode ser percebida de várias formas.

“Com a telefonia em nuvem é possível fazer reuniões online, o que reduz no custo de viagens. Na manutenção, não é necessária a troca de cabos e fios, já que se trata de telefonia em nuvem, sem contar que ativar uma operadora IP para substituir o sistema convencional, pode reduzir os custos de uma empresa de 20% a 80%, dependendo da estrutura da instituição e da quantidade de colaboradores”, finaliza.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.