Informe aqui

Gartner mostra como impedir que a qualidade dos Dados comprometa os negócios

Informações de baixa qualidade enfraquecem a posição competitiva de uma organização e comprometem objetivos fundamentais dos negócios

O Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento imparcial em tecnologia, alerta que a baixa qualidade dos dados impacta as organizações, gerando um custo financeiro de US$ 15 milhões em 2017, de acordo com a pesquisa ‘Levantamento de Mercado de Qualidade de Dados’.
Mei Yang Selvage, Diretora de Pesquisas do Gartner, diz que as organizações não estão apenas em crise financeira. As práticas de baixa qualidade de dados minam as iniciativas digitais, enfraquecem sua posição competitiva e disseminam a desconfiança dos clientes.
“Por outro lado, organizações como AirBnB e Amazon trabalham com uma boa qualidade de dados para conhecer quem são seus clientes, onde eles estão localizados e o que eles mais gostam. Dados de boa qualidade fortalecem insights e iniciam novos modelos de negócios em todos os setores. Eles permitem que as empresas gerem receitas ao negociar dados como um bem valioso”, explica Selvage.
Durante a Conferência Data & Analytics 2018, que acontece nos dias 22 e 23 de maio, em São Paulo, o Gartner apresentará os quatro principais procedimentos a serem tomados para superar desafios de qualidade de dados, possibilitando que líderes de D&A fortaleçam suas práticas de qualidade de dados. São eles:
Mensurar valor – Aproximadamente 60% das organizações não mensuram o custo financeiro anual de dados de baixa qualidade, de acordo com pesquisa do Gartner. “Falhar em mensurar esse impacto resulta em respostas reativas para questões de qualidade de dados, perda de oportunidades de crescimento de negócios, riscos elevados e retorno negativo dos investimentos (ROI)”, diz o analista. “Organizações de liderança orientadas por dados avaliam proativamente o valor de seus bens de informação, assim como o custo de dados de baixa qualidade e o valor das informações de boa qualidade. “Dados de qualidade ligam diretamente à métrica de performance principal dos negócios”, explica Selvage.
Estabelecer os papéis principais de qualidade de dados – Muitas organizações carecem dos papéis mais essenciais de qualidade de dados, ou não sabem onde colocá-los para o impacto ideal. Isso enfraquece a eficácia dos programas de qualidade. Para superar isso, os Chief Data Officers (CDO) devem atender aos objetivos da organização, estabelecendo papéis essenciais de qualidade de dados, iniciando com administradores de informações e alinhando as atividades com os líderes das empresas.
As principais funções, como administradores de dados ou analistas de qualidade, estão mudando para uma combinação híbrida puramente comercial ou de negócios de TI. Isso indica maior maturidade do gerenciamento de informações e maior reconhecimento de que a qualidade dos dados requer colaboração entre organizações.
Otimizar custo de ferramentas de qualidade de dados – O gasto anual com ferramentas de qualidade de dados é de uma média entre US$ 150 mil e US$ 208 mil, o que evita a adoção de ferramentas mais disseminadas. “Existem várias técnicas que podem ser usadas para otimizar o custo de ferramentas de qualidade de dados. Uma das técnicas mais importantes é adotar uma abordagem de fornecimento bimodal e adaptativo”, explica Selvage. “Isso aperfeiçoa a flexibilidade de fornecimento e impulsiona um alto valor de negócio, enquanto mantém governança adequada à finalidade”.
Estimar um prazo realista para instalar ferramentas de qualidade de dados – Muitas organizações superestimam a quantidade de tempo para instalar ferramentas de qualidade de dados em mais do que o dobro. A estimativa pode parecer inofensiva, mas ela cria barreiras desnecessárias para iniciar um programa de qualidade de dados, gerando desconfiança entre as áreas de negócio e TI. As empresas precisam analisar suas estruturas pois ferramentas rápidas de instalar nem sempre são as mais eficazes.
A Conferência Gartner Data e Analytics já está com inscrições abertas e podem ser feitas pelo telefone (11) 5632-3109, site http://www.gartner.com/br/data ou e-mail brasil.inscricoes@gartner.com.