book_icon

CPqD apresenta na Agrishow soluções para o agronegócio inteligente

CPqD apresenta na Agrishow soluções para o agronegócio inteligente

As soluções de conectividade e Internet das Coisas (IoT) desenvolvidas pelo CPqD para o agronegócio serão apresentadas na 25.ª Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que será realizada entre os dias 30 de abril e 4 de maio, em Ribeirão Preto, no interior paulista. O evento – uma das mais importantes feiras de tecnologia agrícola da América Latina – deverá receber cerca de 160 mil visitantes e reunir mais de 800 marcas em uma área de exposição de 440 mil metros quadrados.

O CPqD mostrará suas competências, tecnologias e soluções desenvolvidas especificamente para o agronegócio, em estande compartilhado com as empresas parceiras Trópico e Pluvi.On. É o caso, por exemplo, da infraestrutura de conectividade móvel privada baseada em tecnologia LTE (Long Term Evolution) – base das redes 4G – otimizada para áreas rurais e remotas, desenvolvida no âmbito do projeto AgroTICs, com foco no aumento da eficiência da produção de açúcar e etanol. Entre os resultados desse projeto, que contou com a parceria da Usina São Martinho e da Trópico e o apoio do BNDES, destacam-se uma estação radiobase LTE 250 MHz e terminais veiculares inteligentes, que serão utilizados para prover conectividade a toda a frota de veículos e máquinas agrícolas, permitindo a transmissão de voz, dados e vídeo.

“Com a tecnologia desenvolvida, o produtor poderá implantar sua rede 4G privada, viabilizando cobertura banda larga e as aplicações de Internet das Coisas para o agronegócio brasileiro”, afirma Fabrício Lira Figueiredo, gerente de Agronegócio Inteligente do CPqD. Para facilitar e acelerar a criação dessas aplicações, o CPqD desenvolveu ainda a plataforma aberta dojot, que suporta protocolos de IoT para a coleta de dados do campo – e que também será apresentada na Agrishow.

Além dos equipamentos da rede LTE 250 MHz, que são comercializados pela Trópico, o estande terá como destaque a estação meteorológica de baixo custo desenvolvida pelo CPqD – como Unidade EMBRAPII -, com apoio do SEBRAE, em parceria com a Pluvi.On e o Grupo Icatel.

Mais informações sobre a Agrishow 2018 estão disponíveis em www.agrishow.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.