Informe aqui

Igualdade de gênero e oportunidades iguais para mulheres e homens no setor de TI

Na DB1 Global Software, cresce a representatividade de mulheres no setor de TI e a empresa comemora com ações especiais na Semana da Mulher


Maringá (PR), março de 2018 – Na DB1 Global Software, multinacional de tecnologia sediada em Maringá – PR, a presença feminina vem aumentando em ritmo acelerado e a empresa aposta cada vez mais em ações para atrair, capacitar e empoderar as mulheres, promovendo a igualdade de oportunidades e de desenvolvimento profissional.
Dos 311 colaboradores da empresa, apenas 23% são mulheres, mas um longo caminho já foi percorrido: há sete anos, a DB1 tinha uma só mulher em cargo de liderança em meio a 20 líderes, representando apenas 5%. Neste ano, a representação feminina na empresa atingiu 25%, com 10 mulheres em cargo de liderança entre 41 líderes.
Uma das ações promovidas pela empresa é o DB1 Start, programa gratuito de capacitação em tecnologia para estudantes acima de 16 anos. Na edição de 2017, dos 42 participantes, 10 foram meninas e quatro delas foram contratadas ao final do curso.

“Nos preocupamos já na oferta e divulgação de vagas para que contemplem, em sua descrição, ambos os sexos. Entendemos que essa seleção tem de levar em consideração apenas critérios técnicos e as necessidades da vaga, sem considerar preferências pessoais para um cargo”, explica Natália Kawatoko, gerente da área de Gestão de Pessoas na DB1. “Precisamos trabalhar bastante o incentivo da presença feminina no mercado de TI, desde a formação e inclui-las cada vez mais”, complementa.

Na Semana da Mulher, a DB1 preparou uma programação especial durante três dias com o objetivo de unir e empoderar o público feminino da empresa por meio de capacitação e sororidade:

• 06/03 – Terça-feira – 17h00: Abertura da Semana da Mulher com Lightning Talk sobre “Mulheres e Cinema”, com a jornalista convidada Jóyce Bandeira.
• 07/03 Quarta-feira:
o 17h00: Lightning Talk sobre “Mulher na Política e a Participação na Sociedade”, com a ONG Maria do Ingá.
o 18h30: Discussão Interativa para Mulheres com Natalia Kawatoko
• 08/03 – Quinta-feira:
o 18h00: Encerramento com Happy Hour para as colaboradoras
o 15 minutos de massagem para cada colaboradora DB1