A implantação da tecnologia 5G vai exigir uma infraestrutura de fibra óptica adequada às demandas dessas novas redes. Essa é a visão que a Furukawa vai apresentar na Conferência LATAM 2018 da Fiber Broadband Association (FBA) – LATAM Chapter, que será realizada entre os dias 10 e 12 de abril, na Cidade do México, e deverá reunir mais de mil executivos e representantes de empresas do setor que atuam na América Latina.
“A topologia das redes 5G prevê uma densidade de estações radiobase maior do que no 4G, para atender os requisitos da nova tecnologia e a demanda das aplicações”, afirma Nelson Saito, gerente geral de Desenvolvimento de Novos Negócios da Furukawa Electric LatAm e diretor de Relações Públicas da FBA – LATAM Chapter. “Dependendo da demanda e das aplicações suportadas, poderá ser necessária a conexão de todas as small cells por fibra óptica”, explica.
Durante o evento no México, a Furukawa apresentará soluções destinadas a incrementar a infraestrutura de fibra óptica que deverá dar suporte à implantação da tecnologia 5G e a aplicações de Internet das Coisas (IoT), por exemplo – que exigem baixa latência e maior largura de banda na conexão entre os dispositivos. Uma das soluções são os microcabos para instalação em microdutos, que permitem otimizar a capacidade do backhaul. “Com essa tecnologia, é possível colocar três a quatro vezes mais fibras no mesmo espaço ocupado por um cabo óptico convencional”, ressalta Luiz Henrique Zimmermann Felchner, gerente de Aplicações da Furukawa.
Outra novidade a ser apresentada na Conferência LATAM 2018 são os equipamentos com tecnologia PON (Passive Optical Network) de 10 Gbits/segundo, que estão em desenvolvimento no Brasil. “Por meio do uso de splitter, um equipamento com essa tecnologia permitirá atender 64 small cells com uma única fibra óptica”, explica Felchner. “Assim como o microcabo, essa solução tem o objetivo de potencializar a capacidade de transmissão nas small cells das redes 5G”, acrescenta.
Para a evolução das atuais redes FTTH, a Furukawa vai apresentar o conceito de investimento sob demanda, feito de acordo com a necessidade de levar a fibra óptica até novos clientes. Nesse caso, a empresa já oferece a solução EZ!Lux, que facilita a expansão da rede em função da demanda do mercado, no conceito pay as you grow.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo