O ano de 2017 foi marcado pelo alto número de ransomwares e sua adaptação ao Android. Durante o Mobile World Congress (MWC) 2018, a ESET apresentará todos os detalhes das últimas ameaças e formas de proteger os dispositivos móveis
2017 foi o ano do ransomware. Usuários e empresas de todo o mundo tiveram que lidar com as consequências de ataques massivos como Petya e WannaCriptor e sofreram danos multimilionários. No entanto, a ESET, líder em detecção proativa de ameaças, adverte que não apenas o ransomware de PC teve destaque, mas outras variantes do mesmo tipo foram vistas também atacando plataformas Android.
O uso indevido dos serviços de acessibilidade do Android, os quais estão desenhados originalmente para ajudar pessoas com deficiência, foi uma das principais atividades criminosas de ransomware para Android. Um dos casos mais emblemáticos foi a nova família encontrada pelos pesquisadores da ESET, chamada DoubleLocker, descoberta nos últimos meses do ano, resultando em um dos maiores ataques ao final de 2017. No período, os cibercriminosos intensificaram seus esforços para extorquir suas vítimas.
Segundo as estatísticas da ESET, as detecções de famílias de ransomware para Android tiveram um pico durante o primeiro semestre de 2016. Em 2017, houve uma mudança nessa tendência e, embora as ameaças focadas em plataformas Android continuem crescendo, o número de detecções das variantes do ransomware diminuiu. No entanto, a complexidade e variedade de formas de propagação e infecção continuam a evoluir.
Os dados do ESET LiveGrid® mostram que esta diminuição pode ter sido apenas temporária, já que foram detectados vários picos de ransomware para Android, incluindo o DoubleLocker, no final de 2017.
Para obter mais informações sobre ransomware para Android e as variantes de destaque o ano passado, assim como os exemplos mais notáveis desde 2013, leia o novo documento publicado pela ESET: https://www.welivesecurity.com/wp-content/uploads/2018/02/Android_Ransomware_From_Android_Defender_to_Doublelocker.pdf
Se desejar obter mais informações, visite o Stand H41 da ESET, no pavilhão 7, no Mobile World Congress deste ano, que será realizado em Barcelona, do dia 26 de fevereiro a 1 de março de 2018.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo