book_icon

Por que implementar o inventário trimestral de estoque?

Por que implementar o inventário trimestral de estoque?

por Vanderlei Kichel*

O estoque é um dos maiores ativos de qualquer loja e, muitas vezes, apresenta problemas que interferem em todos os departamentos, inclusive no relacionamento com o cliente. Portanto, realizar um inventário trimestral de estoque é uma excelente forma de identificar onde estão as falhas e, sobretudo, de resolução de entraves de mercadorias. Mas, por que implantar a contagem trimestral? Neste artigo, listamos os oito principais motivos para adotar essa prática.

1. Diminui a compra excessiva, já que os produtos são repostos conforme a demanda;
2. Melhora o fluxo de caixa pelo fato de repor somente o necessário. Lembre-se: estoque parado é dinheiro parado;
3. As operações de venda da loja física ou virtual se tornam mais seguras;
4. Caso você já use ou queira implantar o e-commerce, o estoque precisa estar 100% correto;
5. É possível identificar desvios e trabalhar formas para que isso não ocorra mais;
6. O inventário contábil, no início do ano, não será mais uma dor de cabeça;
7. Poderá consultar facilmente qual o valor investido no estoque;
8. Facilita realizar uma projeção de investimento em estoque.

É importante lembrar que os processos operacionais não são 100% seguros. O resultado da contagem trimestral, quando executada com planejamento, trará o alinhamento de cada atividade e a eliminação de falhas. Além disso, quanto mais vezes realizar a contagem, mais conhecimento e experiência conquistará.

* Vanderlei Kichel é CEO SetaDigital, software house especializada no varejo calçadista. As informações completas do artigo estão no link: https://www.setadigital.com.br/blog/por-que-fazer-a-contagem-do-estoque-trimestral/

Sobre a Seta Digital (http://www.setadigital.com.br/)

A SetaDigital nasceu com a missão de desenvolver e fornecer softwares e serviços para o varejo calçadista contribuindo para o sucesso de seus clientes. Está há 12 anos no mercado e atende mais de 1.500 lojas em todo o Brasil, formando uma grande comunidade de conhecimento.
Atenção e respeito às pessoas nos ajudam a conseguir um índice de 95% de satisfação nas pesquisas de qualidade de atendimento e 99% de retenção dos clientes.
Em 2016, a empresa lançou um laboratório de inovação para o segmento do varejo calçadista, a Sapati – Sapataria Inteligente. Localizada em Cascavel, no Estado do Paraná, a loja laboratório prioriza o autoatendimento e tem como objetivo o avanço no uso de tecnologias em toda a cadeia de valor do setor, que vai da indústria ao consumidor final. Mais informações: http://www.setadigital.com.br/sapati

Informações para imprensa

Equipe de atendimento:
IMAGE Comunicação – Fone: (11) 5072-9960

Dani Portela (MTB 30377)
[email protected]
Celular: (11) 9 8162-9833

Renata Negri (MTB 57355)
[email protected]
Celular: (11) 9 6227-7819

Raíssa Ociscki – assistente de redação (MTB 82597)
[email protected]

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.