por Vanderlei Kichel*
O estoque é um dos maiores ativos de qualquer loja e, muitas vezes, apresenta problemas que interferem em todos os departamentos, inclusive no relacionamento com o cliente. Portanto, realizar um inventário trimestral de estoque é uma excelente forma de identificar onde estão as falhas e, sobretudo, de resolução de entraves de mercadorias. Mas, por que implantar a contagem trimestral? Neste artigo, listamos os oito principais motivos para adotar essa prática.
1. Diminui a compra excessiva, já que os produtos são repostos conforme a demanda;
2. Melhora o fluxo de caixa pelo fato de repor somente o necessário. Lembre-se: estoque parado é dinheiro parado;
3. As operações de venda da loja física ou virtual se tornam mais seguras;
4. Caso você já use ou queira implantar o e-commerce, o estoque precisa estar 100% correto;
5. É possível identificar desvios e trabalhar formas para que isso não ocorra mais;
6. O inventário contábil, no início do ano, não será mais uma dor de cabeça;
7. Poderá consultar facilmente qual o valor investido no estoque;
8. Facilita realizar uma projeção de investimento em estoque.
É importante lembrar que os processos operacionais não são 100% seguros. O resultado da contagem trimestral, quando executada com planejamento, trará o alinhamento de cada atividade e a eliminação de falhas. Além disso, quanto mais vezes realizar a contagem, mais conhecimento e experiência conquistará.
* Vanderlei Kichel é CEO SetaDigital, software house especializada no varejo calçadista. As informações completas do artigo estão no link: https://www.setadigital.com.br/blog/por-que-fazer-a-contagem-do-estoque-trimestral/
Sobre a Seta Digital (http://www.setadigital.com.br/)
A SetaDigital nasceu com a missão de desenvolver e fornecer softwares e serviços para o varejo calçadista contribuindo para o sucesso de seus clientes. Está há 12 anos no mercado e atende mais de 1.500 lojas em todo o Brasil, formando uma grande comunidade de conhecimento.
Atenção e respeito às pessoas nos ajudam a conseguir um índice de 95% de satisfação nas pesquisas de qualidade de atendimento e 99% de retenção dos clientes.
Em 2016, a empresa lançou um laboratório de inovação para o segmento do varejo calçadista, a Sapati – Sapataria Inteligente. Localizada em Cascavel, no Estado do Paraná, a loja laboratório prioriza o autoatendimento e tem como objetivo o avanço no uso de tecnologias em toda a cadeia de valor do setor, que vai da indústria ao consumidor final. Mais informações: http://www.setadigital.com.br/sapati
Informações para imprensa
Equipe de atendimento:
IMAGE Comunicação – Fone: (11) 5072-9960
Dani Portela (MTB 30377)
[email protected]
Celular: (11) 9 8162-9833
Renata Negri (MTB 57355)
[email protected]
Celular: (11) 9 6227-7819
Raíssa Ociscki – assistente de redação (MTB 82597)
[email protected]
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo