book_icon

Agibank adota padrão de criptografia do blockchain

Banco utiliza criptografia para aumentar ainda mais segurança dos seus clientes
Agibank adota padrão de criptografia do blockchain

O Agibank, banco digital gaúcho, anunciou que passa a utilizar modelo de criptografia do Blockchain para transações financeiras realizadas pelos canais digitais.

“Estamos implantando um segundo fator de autenticação, desenvolvido internamente”, Fernando Castro

Ao realizar uma transação no internet banking, a aplicação irá gerar um QRCode, que será capturado pelo aplicativo para autorização das transações. No caso das operações realizadas no mobile, a autorização é feita via criptografia assimétrica com geração de par de chaves criptografadas para cada usuário.

O modelo de criptografia do Blockchain funciona como um registro de informações digitais que atua de forma descentralizada. Os elementos armazenados são distribuídos entre todos os pontos da rede, tornando-se quase impossível apagar ou modificar as informações isoladamente.

“Ao contrário dos Bancos tradicionais que investem altos valores em tokens físicos, optamos por desenvolver internamente uma solução muito mais sustentável, moderna, prática que utiliza uma tecnologia de ponta. Estamos implantando um segundo fator de autenticação, desenvolvido internamente, utilizando o QRCode, para transações pelo internet banking e troca de chaves criptográficas para transações realizadas pelo aplicativo” explica Fernando Castro, CIO do Agibank.

Desta forma as transações realizadas através dos canais digitais serão assinadas digitalmente de forma transparente para o usuário.

“O QR Code já é uma tecnologia utilizada pelos nossos clientes que tem no seu aplicativo um meio de pagamento inovador. Agora também será utilizado para garantir ainda mais segurança nas transações, tudo na palma da mão e primando pela facilidade de uso aos nossos clientes”, destaca Castro.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.