book_icon

FDE adota plataforma analítica em Portal da Transparência

MicroStrategy foi a responsável pelo projeto Fundação Aberta que permite aos cidadãos visualizarem os contratos da instituição, além da situação das obras nas creches e escolas do Estado de São Paulo
FDE adota plataforma analítica em Portal da Transparência

A Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), responsável por viabilizar a execução das políticas educacionais definidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, completa 30 anos e lança o Portal da Transparência. O projeto “Fundação Aberta”, baseado na plataforma analítica da MicroStrategy, foi concebido com o objetivo de facilitar o acesso às informações referentes às áreas de contrato, obras e creches sob responsabilidade da instituição.

A parceria entre MicroStrategy e FDE existe desde 2005 e visa agregar inteligência analítica nas informações da instituição

A FDE é um órgão ligado à Secretaria da Educação que tem como principal função implantar e gerir programas, projetos e ações destinadas a garantir o bom funcionamento da rede pública estadual de ensino. Entre suas principais atribuições estão construir escolas, reformar e adequar salas de aulas, prédios e outras instalações; oferecer materiais e equipamentos necessários ao sistema de educação de todo país e gerenciar sistemas de avaliação de rendimento escolar.

A parceria entre MicroStrategy e FDE existe desde 2005 e visa agregar inteligência analítica nas informações da instituição. O primeiro projeto desenvolvido foi o Rede de Suprimentos, voltado às diretorias de ensino, permitindo o acompanhamento de toda a compra de materiais de consumo realizada nas escolas, desde alimentos, material escolar e papelaria, até produtos de limpeza e higiene.   Em seguida, ao longo dos anos, foram criados diversos painéis empregando BI, entre eles o Painel de Tecnologia, permitindo que gestores acompanhassem o desempenho de suas áreas.

Já o Portal da Transparência é resultado de um processo de amadurecimento iniciado no ano passado, a partir do projeto piloto Painel de Informações. Com a entrada da nova presidência, em janeiro de 2017, a ideia foi consolidada e o painel transformou-se em um portal.  “Identificamos que tínhamos muito conteúdo relevante para compartilhar e precisávamos oferecer mais informações ao cidadão a respeito do trabalho que é feito dentro da FDE. Por isso, demos um passo à frente, desenvolvendo um portal nos moldes do site da fundação, mas que além de links com as informações exigidas por lei, disponibiliza os painéis de obras, creches e contratos já implementados internamente”, afirma Dr. João Cury Neto, presidente da FDE.

Os três painéis foram construídos utilizando a solução de BI da MicroStrategy. Desta forma, qualquer cidadão – seja ele professor, diretor ou até mesmo pai de aluno – consegue acompanhar informações sobre o trabalho realizado pela fundação em termos de obras e contratos, sem a necessidade de um login e senha.

No portal, o usuário seleciona um município dentro do mapa e consegue visualizar a situação atual e o histórico a respeito de cada obra realizada em uma escola ou creche, filtrando pelos status de homologada, em execução, paralisada ou concluída. Além disso, é possível acompanhar outras informações, como fotos das obras, valor investido e infraestrutura.  Já na área de contratos, estão disponíveis todos os acordos já firmados pela fundação, sendo possível filtrar por tipo de serviço e vigência, por exemplo.

A segunda fase do projeto prevê a integração com os painéis de rede de suprimentos, tecnologia e escola família, o que deverá contribuir ainda mais para a facilidade de informações e a transparência dos recursos utilizados na melhoria da estrutura e da qualidade da educação do país.

“As instituições públicas têm um grande compromisso com a sociedade no que diz respeito à transparência. E é responsabilidade das equipes técnicas disponibilizar ferramentas que assegurem que esse importante papel seja cumprido. Desta forma, o BI fortalece ainda mais nosso comprometimento com o cidadão”, ressalta Malde Maria Vilas Bôas, diretora de tecnologia da informação da FDE.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.