book_icon

Queda de investimento do governo impactou mercado de TI

Décima terceira pesquisa anual sobre tendências de investimentos em TI realizada pelo IT4CIO aponta que que em 2017 os investimentos em TI cresceram 3,1% em Reais
Queda de investimento do governo impactou mercado de TI

tecla BrasilEm 2017, os investimentos em TI cresceram 3,1% em Reais, um pouco mais do que a inflação projetada para o ano, que foi de 2,8%. Segundo a 13ª pesquisa anual sobre tendências de investimentos em TI realizada pelo IT4CIO, este crescimento poderia ter sido maior, se não houvesse a queda dos investimentos de 2,1% por parte do segmento governamental. Desde 2015 o governo vem diminuindo os seus gastos com informática

“Ganham prioridade em 2018 os projetos relacionados a automação de TI, cloud computing, BI, segurança da informação, inteligência artificial e IoT”, Ivair Rodrigues

Para 2018, 51% dos entrevistados mencionaram que terão os seus orçamentos aumentados em TI, enquanto 23% diminuirão. A previsão é de que haja um aumento médio de 5% este ano. Novamente, o segmento governamental puxa para baixo este percentual, com a previsão de nova queda de 2%.

Além do fator de aumento de investimentos, houve um pequeno crescimento na contratação de novos funcionários na área de TI, depois de dois anos em declínio. Na pesquisa, 19% dos entrevistados afirmaram que querem contratar funcionários mais seniores, contra 12% que mencionaram contratar profissionais mais baratos devido à crise política e econômica ainda existente.

Ganham prioridade em 2018 os projetos relacionados a automação de TI, cloud computing, BI, segurança da informação, inteligência artificial e IoT, segundo o Diretor de Pesquisas do IT4, Ivair Rodrigues.

Com a melhora da economia, os investimentos em renovação da infraestrutura crescerão em relação aos últimos três anos em que houve poucos investimentos. De acordo com a Gerente de Pesquisas, Juliana Simette, o ano de 2018 continua ainda sendo desafiador para as empresas. 66% delas ainda pensam em revisar os seus contratos com os fornecedores.

Balanço

Brasil

IT4CIO

mercado de TI

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.