Mercado

Dia do Advogado: Legaltechs e lawtechs modernizam rotina no direito do Brasil

Softwares, aplicativos e plataformas transformam a rotina de trabalho destes profissionais

No dia 11 de agosto é comemorado o dia nacional do advogado, que homenageia a criação dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil. Embora as atividades jurídicas sejam fundamentais para a sociedade, este mercado pouco evoluiu até o início deste século e ficou conhecido como avesso a mudanças e inovações. Entretanto, a tecnologia veio para mudar este cenário.

“O nosso objetivo é utilizar a tecnologia para colocar à disposição do advogado conteúdos e ferramentas que otimizem o tempo gasto em tarefas rotineiras, como a redação de petições”, Renan Oliveira

Foi com o surgimento das legatechs ou lawtechs, empresas que fornecem produtos e serviços tecnológicos para atender demandas e otimizar o tempo dos advogados, que o setor jurídico começou a se inovar. São softwares, aplicativos e plataformas que transformam a rotina de trabalho destes profissionais, que agora podem gerir seus escritórios e processos, fazer consultas de matérias e até mesmo ter acesso a modelos de petições para facilitar o trabalho em ações judiciais.

Um exemplo é o Previdenciarista, plataforma de conteúdo que auxilia a atualização do advogado previdenciário. Com milhares de usuários ativos, a plataforma coloca à disposição dos assinantes mais de 2 mil modelos de petições validadas em casos reais e ferramentas específicas para advogados da área, como o simulador de Fator Previdenciário e calculadora do segurado. Além disso, disponibiliza uma ficha de atendimento e até mesmo modelos de documentos que ajudam o advogado a melhorar o atendimento ao cliente.

De acordo com Renan Oliveira, um dos fundadores do site, o Previdenciarista aumenta a produtividade do advogado, otimiza seu tempo e o mantém sempre atualizado. “O nosso objetivo é utilizar a tecnologia para colocar à disposição do advogado conteúdos e ferramentas que otimizem o tempo gasto em tarefas rotineiras, como a redação de petições. Só no ano passado nosso site teve mais de 5 milhões de visualizações das páginas”, explica.

O cofundador do Previdenciarista conta que muitas pessoas associam o setor jurídico a pilhas de livros, documentos e processos impressos em papel, mas essa realidade vem mudando. “Os próprios tribunais estão migrando para o processo eletrônico e alguns já migraram completamente. Os profissionais do setor não podem ficar para trás, pois correm o risco de ficaram obsoletos em suas atividades diárias. No dia 11 de agosto, vamos ressaltar a importância do trabalho do advogado, que vem se beneficiando cada vez mais com as inovações tecnológicas”, finaliza Renan.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.