book_icon

As suas novas ferramentas de segurança cibernética já estão envelhecendo

Na indústria da segurança cibernética vemos o número de ameaças crescer o tempo todo. Para colocar as coisas em perspectiva: desde 2015, o número de novos malwares reportados trimestralmente mais do que duplicou. No primeiro trimestre de 2017, o McAfee Labs registrou 244 novas ameaças a cada minuto, ou mais de quatro a cada segundo.

Com as ameaças se multiplicando nesse sentido, seria fácil assumir que as empresas deveriam comprar as ferramentas de segurança mais recentes do mercado, ancorá-las firmemente e se sentirem aliviadas por terem investido em uma forte defesa que durará por muito tempo. Mas essa suposição está totalmente errada.

Infelizmente não é possível apenas preencher um cheque e sentar-se tranquilamente. Não importa quão boas as ferramentas de segurança cibernética sejam, elas perdem a eficácia ao longo do tempo, ao mesmo tempo que um mundo de atacantes cria novas ameaças sem parar. De fato, enquanto a adoção antecipada das ferramentas mais recentes proporciona boa proteção por um tempo, a adoção em massa dessas ferramentas dá aos invasores mais incentivos para vencer as melhores ferramentas.

Nós chamamos esse declínio na eficácia de curva de Grobman, conceito que recebeu o nome do diretor técnico da McAfee Steve Grobman, pelo princípio que ele estabeleceu no livro A Segunda Economia: A Corrida pela Confiança, Tesouro e Tempo na Guerra da Cibersegurança.

A grande questão é: como você estende essa curva para tirar a maior eficácia das suas ferramentas de segurança cibernética? Esta não é uma questão abstrata. Essa eficácia se traduz diretamente no valor do investimento e da segurança como empresa. A resposta para essa questão é: Agilidade.

As empresas simplesmente devem se adaptar, evoluir e continuarem ágeis. É a única maneira de ficarem à frente de bandidos que constantemente estão mastigando a base das empresas como se fosse um exército de cupins em uma casa.

Não serei vaga ou filosófica sobre como fazer isso. Manter-se ágil significa não se apressar para comprar a melhor ferramenta apenas para vê-la perder a eficácia depois. É preciso investir em uma abordagem integrada de plataforma aberta que permita implantar soluções de segurança mais rapidamente, estender sua eficácia por mais tempo e coordenar todos os aspectos da sua segurança, desde o endpoint até a nuvem.

*Lynda Grindstaff é Diretora de Inovação e Avaliação do Futuro da McAfee

Últimas Notícias
Você também pode gostar

Comentários

  1. Paulo Maurício Lopes

    Desde que os spywares surgiram, as ferramentas antivírus já estavam obsoletas. Os grandes players demoraram a se dar conta disso e agora vem com esse discurso? Francamente.

Os comentários estão fechados nesse post.
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.