Em meio à polêmica e depois de observar uma supervalorização neste ano, a moeda virtual Bitcoin fez a sua estreia, neste domingo, no mercado futuro dos Estados Unidos no Chicago Board Options Exchange (CBOE). Sob o símbolo XBT, a moeda iniciou sob o preço de US$ 15 mil, mas alcançou a marca de US$ 18 mil a unidade. Por 20 minutos, o site do CBOE ficou fora do ar, por conta do alto tráfego.
Este é o primeiro local onde a moeda será negociada. A expectativa é que, até 18 de dezembro, o bitcoin comece a operar na maior plataforma mundial de troca de derivados, a CME, também com sede em Chicago, e no ano que vem, no mercado futuro do Nasdaq.
Os contratos futuros, também chamado de mercado de derivativos, são negociações em que um investidor se compromete a comprar ou vender um ativo por um determinado valor em uma data futura, com o objetivo de se proteger de oscilações de preços ou especular.
“Dado o interesse sem precedentes na bitcoin, é vital darmos aos nossos clientes as ferramentas de mercado que permitam expressar os seus pontos de vista e cobrir a sua exposição”, afirmou o presidente do CBOE, Ed Tillu.
Entre os objetivos das operações de futuro de bitcoins, segundo os especialistas, é permitir às empresas financeiras que decidirem operar com essa moeda virtual proteger-se para além das oscilações bruscas na cotação dessa moeda.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo