book_icon

Ser Educacional lança software de inteligência artificial

SOFIA servirá de apoio na aprendizagem e no desenvolvimento acadêmico de estudantes
Ser Educacional lança software de inteligência artificial

O Ser Educacional anunciou a adoção de um software de inteligência artificial baseado em sistemas cognitivos. SOFIA foi desenvolvido com o Watson da IBM e funcionará como tutor assistente ajudando professores e alunos a aumentar a eficiência e absorção das matérias lecionadas já em 2018. A princípio, apenas na disciplina de Empreendedorismo, que está presente em todos os cursos da grade curricular do grupo.

O projeto, que a princípio será usado nas aulas de EAD, se tornará uma plataforma virtual

“Vivemos buscando inovações e pesquisamos sempre melhorias para nossos alunos e foi assim que encontramos SOFIA”, disse o vice-presidente de serviços do Ser Educacional, Joaldo Diniz, para depois completar: “Ela estará disponível 24 horas aos estudantes, mas é importante deixar claro que nunca irá substituir um professor. Para nós, um professor é o eixo central de qualquer instituição de ensino”.

Sofia é uma plataforma de serviços cognitivos, que consiste no processo que a mente humana utiliza para adquirir conhecimento a partir de informações recebidas. “Ela acumula dados, responde perguntas de forma imediata e se adapta ao aprendizado, dando aos estudantes a possibilidade de solucionar suas dúvidas em tempo real”, afirmou o CEO do Grupo, Jânyo Diniz.

Jânyo comentou que a tecnologia de última geração será capaz de analisar o comportamento do aluno em sala de aula e sugerir planos de conteúdo: “ela ajudará os estudantes a aprimorarem seus conhecimentos capturando informações expostas pelos seus autores e professores, diminuindo o déficit de aprendizagem. Com isso, teremos a força da digitalização para nos possibilitar comparar dados de diferentes estudantes e ajudá-los a reduzir qualquer tipo de déficit de conhecimento que venham a apresentar”, concluiu.

O projeto, que a princípio será usado nas aulas de EAD, se tornará uma plataforma virtual que contará com vídeos, biblioteca virtual, jogos e interatividade. “Assumimos o compromisso de transformar o Grupo em uma companhia de transmissão de conhecimento por meios digitais, e isso é apenas o começo”, declarou Joaldo.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital