O monitoramento à distância é um grande desafio para muitas empresas de transporte no Brasil; Telediário, da Infosphera, apresenta tecnologia avançada para gestão intra-jornada e inter-jornadas
São Paulo, 28 de novembro de 2017 – Caminhoneiros sofrem de muitos problemas de saúde que comprometem o dia a dia do seu trabalho. Uma pesquisa realizada pela concessionária do Sistema Anhanguera-Bandeirantes aponta que de 5.716 caminhoneiros que foram examinados por um programa de saúde nas estradas, 4.040 apresentaram problemas de visão. Outro dado agravante mostra que 86% dos motoristas estavam acima do peso.
A Lei nº 12.619 de 2012 e Lei nº 13.103 de 2015, popularmente chamada de Lei do Caminhoneiro, trouxe algumas mudanças para a rotina de trabalho do carreteiro. Ela estabelece, por exemplo, limites na jornada, agrega direitos trabalhistas que antes não existiam e coíbe a condução ininterrupta por mais de 5 horas e meia, indicando um intervalo de 30 minutos de descanso a cada seis horas de atividade.
Porém, muitas empresas têm dificuldade em acompanhar a rotina do motorista no sentido de saber se o condutor está respeitando as regras pelas quais o empregador é responsável por gerir. Foi pensando nisso que a Infosphera lançou o Telediário, uma tecnologia capaz de proporcionar ao proprietário da frota um controle do banco de horas do caminhoneiro, além de gerir ocorrências, horas trabalhadas, tempo de direção, descanso intra-jornada e inter-jornadas.
“O caminhoneiro passa muitas horas na mesma posição, em uma condição de estresse e cansaço. Essa Lei garante que ele consiga ter por direito o descanso para o corpo e a mente, de maneira regulada”, afirma Rui Furriel de Freitas, CEO da Infosphera. De acordo com ele, o respeito à legislação compete ao frotista e, por isso, o monitoramento à distância tem despertado o interesse de muitas empresas de transporte em todo o Brasil.
A tecnologia utilizada no Telediário é integrada com hardware e plataforma IoT completa da Telit, líder global em Internet das Coisas. “Queremos nos envolver em projetos como este, que usam nossas tecnologias e serviços, para garantir maior segurança e qualidade de vida para o trabalhador”, aponta Ricardo Simon, Diretor Geral da Telit.
A Infosphera conta ainda com a ferramenta do Dieselsense, que monitora em tempo real o consumo de combustível e o volume abastecido, detecta possíveis desvios e fornece posição GPS dos incidentes. “Nós buscamos proporcionar ao transportador tudo o que ele precisa para manter sua frota protegida e conectada”, finaliza Freitas.
Sobre a INFOSPHERA
A INFOSPHERA é especializada no fornecimento de soluções em tecnologia da informação que provejam acesso eficiente e seguro de seus clientes às informações e sistemas que suportam seus processos de negócio. As soluções são baseadas nos conceitos mais atuais de Internet das Coisas (IoT) e usualmente integram hardware e software, com o objetivo de oferecer soluções que garantam mobilidade, segurança, durabilidade, alta performance e qualidade ambiental.
Sobre a Telit
A Telit é líder global em Internet das Coisas (IoT). A empresa oferece o mais amplo portfolio de produtos e serviços integrados do setor para implantações IoT de ponta a ponta – incluindo módulos de comunicação celular em todas as tecnologias, GNSS, Wi-Fi, módulos sem fio de custo a longo alcance, planos de conectividade IoT. Reduz o risco, o tempo de mercado, a complexidade e os custos de rastreamento de ativos, monitoramento e controle remoto, telemática, automação industrial em vários mercados industriais e verticais no mundo todo. Para mais informações acesse: www.telit.com.
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