book_icon

Como a tecnologia pode transformar o varejo

Há momentos que, independentemente do tamanho da empresa, é preciso parar, avaliar e ter certeza que se está no melhor caminho. E muitas vezes este tempo de reflexão exige desligar o botão automático e ampliar o olhar para o mercado, a concorrência e os próprios resultados. É fundamental questionar: quais as tendências? Será que estamos nos valendo de todas as ferramentas que podem oferecer experiências inovadoras para nossos clientes?  Esta inquietude faz parte do dia a dia de milhares de varejistas.

É inegável que o rápido avanço tecnológico alterou a maneira como as empresas se relacionam com seu público, para atender uma mudança que partiu do próprio consumidor.  Nesta troca de mão dupla é preciso oferecer conectividade, interação e rapidez para os consumidores cada vez mais informados, exigentes e críticos, que precisam o tempo todo de estímulos diferentes e eficazes para se engajarem nas compras, nas campanhas e promoções.

Esta conexão vai muito além do que estipular uma verba de marketing. Exige inteligência, criatividade, saber inserir nos negócios as inovações tecnológicas, com o objetivo de impactar positivamente o cliente a ponto de fidelizá-lo e estar um passo à frente da concorrência. Tornar essa experiência mais agradável não é tarefa simples. A tecnologia se insere neste contexto como uma ferramenta seja nas promoções, autoatendimento, pesquisas personalizadas. Mas, para muitos varejistas, esta quebra de paradigmas é um desafio.

O que se deve ter em mente é que estes ajustes podem ser graduais e que há uma contrapartida benéfica de resultados. A tecnologia no varejo traz satisfação para o novo consumidor e, para o lojista, ganhos expressivos na redução de custos administrativos e possibilidade de realizar suas pesquisas de forma personalizada e sem a contratação de institutos externos. Um exemplo prático é que a automatização facilita a vida das pessoas e aumenta em mais de 56% a adesão às promoções, número bem superior à média do mercado, que gira em torno de 18%.

Se pensarmos em um plano de Business Intelligence, o retorno pode ser ainda maior. O acesso à diversidade de informações – gerada por um Banco de Dados, criado graças a um recurso tecnológico – e uma análise destas informações dentro das expectativas do negócio, pode se ter um insumo valioso na construção de ações promocionais e de marketing e impulsionar vendas e fidelização.

Não há regras, mas a trajetória do varejo hoje passa pela tecnologia se o objetivo é crescer. O processo de transformação permeia várias soluções disponíveis. A velocidade que serão implementadas dependerá de cada empresa. Não é um abandono das fórmulas tradicionais, mas um avanço que é acessível a todos os empreendedores deste mercado, que têm como particularidade o contato direto com seu consumidor. Um público que está sempre em busca de experimentar o novo e que, muitas vezes, prefere começar por marcas em que confia.

É tempo de transformações, de inovações nas plataformas tecnológicas, de ajustes nos modelos de negócios, de atenção ao feedback dos públicos-alvo. É tempo de não temer o novo e apostar nas oportunidades, que resultarão em erros e acertos, mas marcarão um passo à frente no negócio, ao se ultrapassar o simples limite no ato da compra e venda.

Portanto, não é possível ficar de olho no sucesso do vizinho, que não para de inovar, e desejar o mesmo sem mudar um passo.

*Antonio Carlos Braga Jr é CEO da CRMALL

Tecnologia

Transformação Digital

Varejo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TENDÊNCIAS

Tecnologias imersivas ganham impulso nos negócios

Leia nessa edição sobre carreira

INDÚSTRIA 4.0

Fábrica conectada

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

SERVIÇOS

Trunfos dos menores

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

TENDÊNCIAS

A casa também foi para a Nuvem

Julho| 2021 | #48 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento