Gestão

Pessoas são definitivas para o sucesso na gestão de mudanças

No Encontro Cionet, líderes de TI de grandes empresas foram estimulados a repensar a Gestão de Mudança e o Fator Humano

A partir do provérbio chinês que diz ‘O que eu ouço eu esqueço; o que eu vejo, eu lembro  e aquilo onde atuo, eu compreendo’, os líderes de TI participantes do Encontro Cionet desta quinta-feira (23), em São Paulo, foram estimulados a vivenciar uma experiência com peças do Lego Serious Play, uma série especial dos conhecidos blocos de plástico, para responderem, por meio de uma ferramenta totalmente diferente daquelas às quais estão acostumados, à pergunta: Como você se vê como protagonista da transformação digital de sua empresa?

Diferentes comportamentos e valores sociais e mercadológicos demandam mudanças contínuas dos paradigmas organizacionais

A experiência, conduzida pela consultoria Fluunt 7, que atua em desenvolvimento humano, fez parte do evento que discutiu o tema Gestão de Mudança e o Fator Humano. Segundo Ana Keil, CEO da Fluunt7, que é certificada da própria Lego, quanto mais você brinca e imagina, você encontra mais respostas para os desafios que surgem na empresa.

E falando sobre a importância do fator humano na gestão de mudanças, o presidente do Human Change Management Institute do Brasil, João Vicente Gonçalves, destacou que gerenciar a mudança é humanizá-la. “É pensar as mudanças do ponto de vista das pessoas envolvidas, evitando assim que as resistências naturais causem impacto nos objetivos planejados”.

Gonçalves lembrou que diferentes comportamentos e valores sociais e mercadológicos demandam mudanças contínuas dos paradigmas organizacionais. E que estas obtêm sucesso a partir de práticas padronizadas de gestão de projetos e programas, de patrocinados engajados ativamente e do gerenciamento de pessoas durante as mudanças. Ele mostrou que com a integração entre gestão de mudanças e gestão de pessoas os índices de sucesso praticamente dobram.

A CIO da Whirlpool, Renata Marques, relatou em painel conduzido pela Chief Digital Officer do grupo Bandeirantes, Lyzbeth Cronembold, experiências vividas por ela na empresa que mostraram que entre os fatores chave para uma mudança de sucesso está o engajamento de diferentes perfis de stakeholders.

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