book_icon

Recomendações da Forcepoint para a Black Friday

Com a Black Friday chegando, a Forcepoint recomenda alguns cuidados como forma de prevenção contra fraudes ou compras em sites não recomendados pelo Procon.

• A acirrada competição na Black Friday apresenta ofertas com preços muito diferentes da média praticada no mercado, portanto podem ser pouco confiáveis. Se o anúncio estiver associado a uma loja conhecida, é necessário verificar se o link ou o endereço realmente corresponde ao site.

• Não é difícil reconhecer um site com níveis mínimos de segurança. Basta conferir se na barra do browser o endereço começa com “https”. Isso não significa que o site seja legítimo, pois o fraudador também pode adotar criptografia. A vantagem é que, no caso de interações legítimas, os dados não podem ser interceptados entre os pontos de origem e destino.

• Mantenha os antivírus dos endpoints atualizados. Ainda assim, no caso de dispositivos móveis, é bom evitar usar aplicações críticas, que envolvam dados pessoais e financeiros, em redes Wi-fi públicas.

• Antes de abrir um e-mail e clicar em algum link, verifique se o endereço do remetente, assim como a URL (o endereço do site) apontada pelo link, são verídicos. No caso do link, basta passar o mouse, sem clicar, que aparece a URL apontada no e-mail. Extensões de outros países (sem .br) e URLs encurtadas já são uma indicação óbvia de um provável golpe.

• Na dúvida, se a mensagem realmente tem a ver com um pedido em andamento, o melhor é acessar o site por conta própria ou ligar para o SAC.

• Verifique a reputação do site através de nossas ferramentas como o https://csi.forcepoint.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.