book_icon

DB1 Global Software desenvolve programa de capacitação em tecnologia

Por meio do DB1 Start a empresa capacita gratuitamente estudantes acima de 16 anos e apaixonados por tecnologia
Maringá – PR, novembro de 2017 – Há dois anos, o estudante Lucas Sanches Fantacucci, participou do programa de capacitação da DB1, então chamado DB1 Trainee, e teve não só a oportunidade de aprender linguagem de programação para trabalhar com desenvolvimento de software, mas conseguiu ser contratado pela empresa ao término da capacitação. “Continuo em um aprendizado constante por estar trabalhando aqui. O treinamento continua sendo uma excelente oportunidade para iniciar atividades como um profissional nesta área. O investimento necessário é tempo e dedicação”, finaliza Lucas.

Depoimentos como esse são uma constante para os quase 60 estudantes que passaram pelo DB1 Start, um programa de capacitação para estudantes e apaixonados por tecnologia por meio de treinamento composto por 200 horas, ministrado por profissionais da empresa em parceria com a Faculdade Cidade Verde.

No vibrante setor de tecnologia de Maringá e região, onde 4 mil profissionais e 400 empresas de desenvolvimento de software precisam recrutar novos talentos constantemente, a DB1 Global Software tem tomado a iniciativa de fomentar ainda mais o ecossistema de tecnologia e capacitar profissionais para atuarem na DB1 e em outras empresas do segmento de TI.

Em 2015, quando ainda se chamava DB1 Trainee, a DB1 ofereceu capacitação na linguagem de programação .Net e o curso contou com 27 estudantes. Além do Lucas Sanches Fantacucci, hoje desenvolvedor da DB1, outros oito talentos foram contratados e estão na empresa até hoje.

Neste ano, 221 estudantes se inscreveram e após passarem por processo seletivo composto por preenchimento de questionário, provas de raciocínio e identificação com os valores da empresa, 32 foram selecionados. Ao longo das 200 horas de capacitação, os estudantes aprenderam a linguagem de programação Java para a internet e banco de dados. Durante o treinamento, seis equipes encararam o desafio de desenvolver um sistema para bibliotecas e um sistema de apoio aos avaliadores de provas de candidatos, utilizando metodologias ágeis como o SCRUM e Extreme Programming. Uma banca examinadora avaliou os projetos e aderência às necessidades da DB1. Até o momento, 11 estudantes foram contratados para assumir posições na DB1, de acordo com suas habilidades.

De acordo com Wagner Mendes Voltz, facilitador/agile coach da DB1 e instrutor do curso, “o objetivo é oferecer um jeito diferente de aprender tecnologia, de forma prática e de acordo com as exigências do mercado. Foi muito interessante ver os alunos que nunca haviam trabalhado com desenvolvimento de software cada vez mais entusiasmados com os projetos e buscando entregar um produto totalmente funcional”, complementa Voltz.

Para Andressa Karla da Silva Pilar, analista de teste e também contratada da primeira turma de capacitação, os pontos positivos foram ter a oportunidade de trabalhar em equipe, expor e ouvir ideias de colegas, compartilhar conhecimento, além de entender os valores e missão na DB1. “No final do período de capacitação, apresentamos um pequeno projeto que estávamos desenvolvendo no decorrer do treinamento, aos gestores das equipes da DB1 e a alguns convidados. Vários deles gostaram do que apresentamos. Foi uma boa experiência”, finaliza.

A DB1 planeja retomar o DB1 Start em 2018 e expandir a prática de fomento à capacitação tecnológica em Maringá e região.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.