book_icon

IPEBRAL amplia a competitividade e rentabilidade do negócio ao adotar sistema de gestão da Sankhya

Solução melhorou a organização e o controle do estoque, proporcionando maior assertividade na compra de novos produtos. Novo ERP também agilizou e aprimorou diversos processos da empresa

O surgimento de novos concorrentes fez com que a IPEBRAL, distribuidora de produtos automotivos, com sede em Belo Horizonte (MG), 60 funcionários e mais de 50 anos de atuação, resolvesse aprimorar a gestão do negócio para se tornar ainda mais competitiva. Foi então que a diretoria da empresa decidiu apostar na Sankhya – desenvolvedora de sistemas de gestão empresarial.

Desde que adotou a nova solução, a IPEBRAL conquistou diversos benefícios. “Nosso software anterior não oferecia acesso fácil às informações do negócio, e, para cada dado que precisávamos levantar, era preciso consultar diferentes planilhas. Com a Sankhya, nossos gestores podem visualizar tudo de forma mais fácil, direto nos dashboards do sistema”, comenta Adson Rodrigues Pedrosa, diretor administrativo da IPEBRAL.

A possibilidade de criar indicadores mais detalhados foi outra vantagem trazida pela Sankhya, segundo Pedrosa. “Antes, as informações eram restritas e não havia possibilidade de personalizações. A Sankhya trouxe esse diferencial de fornecer uma solução flexível a ponto de conseguirmos customizar os indicadores de acordo com nossa necessidade”.

A flexibilidade foi um dos grandes motivadores na escolha pela Sankhya. “Avaliamos pelo menos três empresas de ERP e cheguei a ouvir de uma delas que não era possível fazer customizações, ou seja, nós tínhamos de ser aderentes ao que adquirimos e não vice e versa. Outro ponto que gostaria de destacar é o bom relacionamento que tivemos com a equipe da Sankhya durante a negociação. Nosso contato foi muito próximo e as solicitações eram atendidas rapidamente”.

De acordo com o diretor, após a Sankhya ele passou a ter uma visão mais estratégica da empresa. “Tenho as informações detalhadas dentro do sistema, com dados extremamente organizados para consulta”. Ele cita um exemplo: “O recurso gerente online permite uma visão instantânea da posição de vendas com apenas um clique”. O gerente online é uma ferramenta de análise gerencial que apresenta informações em tempo real sobre a evolução dos negócios, proporcionando aos gestores um retrato instantâneo e completo sobre os principais dados de performance da empresa, atualizados constantemente à medida que cada negociação de venda, compra, recebimento ou pagamento é realizada.

O diretor destaca ainda a integração proporcionada pela solução Sankhya. “Todas as áreas conversam entre si e não é mais preciso ficar redigitando informações manualmente, como fazíamos antes, já que tínhamos sistemas diferentes, um para contabilidade e outro para departamento pessoal. Essa integração, além de evitar o retrabalho, aumentou a produtividade da equipe, que passou a aproveitar melhor seu tempo, eliminando erros de digitação que aconteciam com a intervenção manual”.

O estoque da empresa também sofreu um grande impacto positivo após a implantação do novo ERP. “Pudemos melhorar a organização dos nossos mais de 22 mil itens nas prateleiras, pois o sistema nos dá a localização exata de cada um deles, me ajudando a controlar todos os produtos. A disposição mais organizada viabilizou a ampliação do volume de separação de mercadorias, que passou de 15 mil itens/mês, para 45 mil itens/mês, pois os espaços nas gôndolas foram otimizados. Além disso, triplicamos a quantidade de itens no estoque sem ter de investir na mesma proporção em mão de obra, pois o sistema faz todo o processo automaticamente”.

Com a solução da Sankhya também foi possível analisar as demandas de compras de novos produtos de forma mais assertiva. Pedrosa explica como: “Consigo avaliar melhor a quantidade de produtos em estoque, e assim comprar somente o necessário, sem deixar o estoque parado por muito tempo. Reduzimos a perda de vendas por não entregar produtos que não disponibilizávamos, nos tornando ainda mais rentáveis”.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.