book_icon

Migração para nuvem em organizações financeiras está acelerada, diz Gartner

Pesquisa aponta que adoção da Nuvem é maior para aplicações de negócios financeiros, sendo Analytics de negócios e aplicações corporativas as prioridades
Migração para nuvem em organizações financeiras está acelerada, diz Gartner
nuvem em forma de dinheiro

Uma grande mudança está acontecendo no modo como as organizações selecionam suas aplicações de gestão financeira, com a migração dessas aplicações para a Nuvem ocorrendo mais rápido do que o esperado, revela pesquisa do Gartner.

Analytics de negócios e aplicações corporativas continuam como as prioridades de investimento para executivos seniores de finanças

Segundo o estudo, realizado com executivos seniores de finanças, até 2020, 36% das empresas usarão a Nuvem para fornecer suporte a mais de metade de seus sistemas de registro transacionais. A adoção da Nuvem é consistentemente maior para aplicações de negócios financeiros ano após ano, sendo Analytics de negócios e aplicações corporativas as prioridades de investimento para executivos seniores de finanças.

As organizações de pequeno e médio porte estão adotando a Nuvem mais rapidamente do que empresas maiores, com 44,6% das companhias pequenas, 37,7% das de tamanho médio e 40,4% das grandes planejando migrar para Cloud durante os próximos três anos.

“Descobrimos que a maior parte dos clientes que estão perguntando sobre esses mercados de aplicações financeiras está interessada apenas na opção de Nuvem”, diz John Van Decker, Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner. “Muitas empresas que atualmente utilizam versões on-premise querem migrar para novas soluções que coloquem mais controle nas mãos do usuário final e reduzam os esforços necessários quando comparados com as atualizações on-premise”.

Outra descoberta feita pelo Gartner é que os mercados de gestão de capital humano e “procure-to-pay” (da compra ao pagamento) já têm migrado suas aplicações corporativas para a Nuvem, enquanto escritórios da área de finanças têm sido mais vagarosos em relação a esse movimento. No entanto, as coisas estão mudando para as organizações de finanças. Os CFOs (Chief Finance Officer) são normalmente mais conservadores a respeito de migrar seus dados para a Nuvem, porém, devido à mudança atual no mercado, haverá migração constante nos próximos cinco a dez anos.

“A pesquisa do Gartner mostra que 93% das empresas acreditam que a Nuvem vai ser utilizada para metade das transações corporativas no futuro”, comenta Van Decker. “Cloud definitivamente mudou o jogo para aplicações de gestão financeira.

O Gartner destaca que soluções na Nuvem ainda estão se desenvolvendo e não possuem capacidade uniforme para atender às necessidades de todas as indústrias, tamanhos de empresas e mercados locais, e os clientes deverão ser cuidadosos ao avaliarem opções em Cloud.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.