book_icon

Gerdau promove semana de discussões sobre tendências na Indústria 4.0

Gerdau promove semana de discussões sobre tendências na Indústria 4.0

A Gerdau realizou, durante a última semana, na cidade de Araçariguama (SP) a primeira edição do Digital Week, encontro que promoveu debates e workshops sobre tendências em tecnologia para a criação de soluções focadas na Indústria 4.0. A principal atividade do evento foi um encontro com startups, realizado em parceria com o Instituto de Pesquisas Eldorado e a Microsoft, que teve como objetivo o desenvolvimento de soluções para digitalizar os processos de expedição da companhia.

As startups convidadas elaboraram duas soluções para o desafio proposto, que buscava a simplificação do processo de recebimento e distribuição de produtos da usina. Uma das soluções desenvolvidas foi o Expedição Digital, voltada para a interação com os motoristas. O projeto é um autoatendimento com reconhecimento facial, o qual teria um cadastro do condutor e um status de cada etapa dentro do processo percorrido por ele. Dessa forma, seria possível reduzir a necessidade do atendimento presencial e garantir maior produtividade dos técnicos da expedição.

Já a solução Gerdau +, visa controlar a jornada do caminhão dentro da usina, gerenciando um fluxo com maior eficiência, desde a entrada do veículo até sua saída. Por meio do smartphone, o motorista teria acesso à um aplicativo que automatizaria sua entrada por meio da identificação de vagas disponíveis no pátio e entrada na balança rodoviária e nas docas. Além disso, com uso de Machine Learning e Big Data, facilitaria a tomada de decisão do técnico de faturamento, diminuindo, portanto, o tempo de espera do veículo na saída da nota fiscal. Nesse processo, a quantidade de atividades transacionais na expedição seria reduzida e traria melhora no relacionamento do motorista com o setor. Participaram deste desafio as startups INext, Niteo , Logpyx e Smart chain.

A Digital Week ainda contou com palestras, debates, workshops e cursos de programação para crianças da comunidade local ministrados com o apoio da Microsoft, DTI, Amazon e FIAP. Os stands de demonstração de robótica e drones contaram com o apoio do IFSP – Sorocaba.

Sobre a Gerdau
A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que ampliam o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

www.gerdau.com

www.facebook.com/GerdauSa

@gerdau (http://twitter.com/gerdau)

www.linkedin.com/company/gerdau

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.