Mesmo que a crise brasileira tenha prejudicado certos setores, não chegou a impactar os negócios da Ramo Sistemas. A empresa, que definiu um plano de abrir 8 UNs (Unidades de Negócios) neste ano, ruma para fechar 2017 com 13 UNs. Além disso, selecionou um grupo de 25 parceiros que atuarão exclusivamente com a marca e receberão aporte para investir em marketing e capacitações para carregar a estrutura da Ramo.
Segundo Décio Krakauer, presidente da Ramo Sistemas, esses parceiros VIPs receberão, em eventos em outubro e novembro, preparação para disseminar o conceito do Business One. “Eles serão como um berçário de unidades e podem até se tornar, no futuro, Unidade de Negócios. É um trabalho de fomento”, diz.
Com a meta de oito UNs batida em maio deste ano, a Ramo ampliou a estratégia e fechou, recentemente, UNs em Belo Horizonte (MG), Zona Metropolitana Oeste de SP e Fortaleza (CE). Há outras duas praticamente fechadas.
Segundo Krakauer, o setor de PMEs no Brasil é o principal impulsionador de novos negócios na companhia, que é parceira Master VAR da SAP. Com a missão de disseminar o uso de ERP para empresas de médio e grande porte, a empresa vê a estratégia como principal catalizadora de oportunidades. Segundo o executivo, 60% das novas vendas de parceiros, foram provenientes das novas unidades.
“Embora o SAP Business One esteja bem disseminado, ainda há carência em mercados regionais. O uso do sistema ainda é restrito ao eixo Sul-Sudeste”, ponta o executivo. Para ter capilaridade, a Ramo tem possui uma rede de canais com 170 parceiros, mas planeja fechar este ano com 200.
A expansão faz parte da estratégia de crescimento para 2017, com estimativas de aumento do faturamento de 18% sobre os resultados de 2016. Até agora, a companhia soma 11 Unidades de Negócio, duas filiais no Rio de Janeiro e uma em Belo Horizonte, além da sede em São Paulo.
Leia nesta edição:
CAPA | TELECOMUNICAÇÕES
A uberização das telecomunicações só acelera
MERCADO
Digitalização no setor público avança em múltiplas frentes
TECNOLOGIA
RFID no Brasil: os fornecedores dizem que agora vai
Esta é para você leitor da Revista Digital:
GESTÃO
As oportunidades para o canal com o trabalho híbrido
Baixe o nosso aplicativo