Mundo da moda ganha agilidade e benefícios para lojistas e consumidores com a tecnologia
Aplicativos que “pensam”, fazem afirmações e previsões de forma independente já são realidade e estão movimentando mercados, colaborando para otimizar o desempenho de empresas e facilitar as opções dos consumidores. Uma das principais tecnologias por trás das soluções de Inteligência Artificial é a de Machine Learning, que ensina computadores a detectar padrões e criar conexões pela exibição de enormes volumes de informações.
A SAP desenvolveu, para ambientes de Varejo, uma solução de recomendação de produtos que transforma as vitrines da moda em auxiliares inteligentes de venda e de administração.
“A solução Vitrines Inteligentes foi desenvolvida para atender simultaneamente às necessidades de dois públicos: dos administradores do Varejo e dos consumidores”, explica Elia Chatah, especialista em soluções de Varejo da SAP Brasil. “Ao invés de rodar softwares para concluir tarefas específicas, a plataforma usa Big Data e algoritmos sofisticados para aprender, sozinha, a executar as tarefas”, conta Chatah. “Dessa forma, é possível ir muito além da simples capacidade da análise preditiva e das funções analíticas de Big Data, superando até, muitas vezes, a capacidade do próprio ser humano”.
Para os consumidores, a solução é transparente e a experiência é simples. Ao ficar diante da loja, uma câmara capta a imagem do cliente e identifica algumas de suas características relevantes, como a cor do cabelo, idade, sexo, as cores de suas roupas e acessórios (entre eles, blusa, calça, sapatos e óculos, por exemplo) e até o humor. A partir daí, através da tecnologia SAP Leonardo Machine Learning, o sistema fará uma sugestão de compra, visualizada em uma tela, aliando combinações de roupas e acessórios que se alinham ao gosto do consumidor. O resultado é um aumento da propensão de compra.
Para os lojistas, a solução também se mostra extremamente inteligente e produtiva. O sistema pode se conectar à Internet para descobrir o que está em voga, conforme as funções analíticas coletam e analisam informações em tempo real de feeds sociais, incluindo publicações e imagens de blogueiros de moda, Instagram e Facebook. Dessa forma, essas funções de análise ajudam os executivos a se informarem sobre as tendências da moda ao redor do mundo e sobre os lançamentos nas mais importantes capitais fashion, como Tóquio, Paris, Nova Iorque e Roma.
Com esses insights orientados por dados, e novamente com o auxílio de Machine Learning, a solução Vitrines Inteligentes cruza informações para garantir que as cores e os estilos com melhores vendas estejam sempre disponíveis, maximizando a receita e satisfazendo os clientes cada vez mais exigentes. “Através dessas informações, a solução calcula previsões de demanda, propiciando decisões mais assertivas para as compras e evitando tanto a falta de produtos quanto estoques excessivos”, diz Elia Chatah. “O impacto no design, planejamento da produção, controle do estoque e determinação dinâmica de preços é enorme, ajudando a garantir que os itens certos cheguem aos lugares certos e alcancem os clientes certos”. E o executivo destaca ainda a naturalidade de integração – por comando de voz – proporcionada pela solução. “O funcionário da loja realmente ´conversa` com a máquina”.
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