book_icon

Cobasi investe em tecnologia TOTVS para expandir sua rede de lojas

Pet center adotou sistema de gestão para abrir mais de 55 unidades e manter seus altos padrões de atendimento ao cliente

 

Localizada em São Paulo, a Cobasi, varejista que atua no mercado de produtos para pets há 32 anos, é reconhecida pelo atendimento personalizado ao cliente e ao seu animal de estimação. Com mais de 500 fornecedores e 20 mil itens ativos em linha, a empresa apostou no sistema de gestão da TOTVS para colocar em prática um agressivo plano de expansão. Com todos os processos bem orquestrados e as informações rapidamente disponibilizadas para todas as lojas, a Cobasi elevou ainda mais a qualidade de seus serviços e cresceu de oito para mais de 55 lojas, chegando a 2700 funcionários diretos.

 

Ainda em 2006, a varejista utilizava um sistema legado próprio para a gestão de suas primeiras lojas. Com a expansão ao longo desses últimos anos, houve um aumento natural nas demandas e na necessidade de adaptar as operações de compra, logística e abastecimento das unidades. Para isso, a equipe da Cobasi realizou uma pesquisa com fornecedores, avaliou suas atividades e procurou por um software mais robusto e que fosse compatível com seus projetos em desenvolvimento.

 

A chegada da solução da TOTVS proporcionou uma visão integrada das operações e garantiu a eficiência na gestão que a empresa procurava. “Hoje, nossos funcionários são treinados para operar dentro das melhores práticas que já vem configuradas na solução, desde a negociação com os fornecedores, aprovação de tabelas, pedido de compras, recepção e entrada de mercadorias dentro do software, passando pela logística, contabilidade e financeiro. Temos todo o controle dos procedimentos em todas as áreas”, afirma Paulo Nassar, diretor administrativo e fundador da Cobasi.

 

Recentemente, foram inauguradas unidades em cidades da Grande São Paulo e do interior paulista, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Como reflexo dessa maior presença pelo país, em 2016, a varejista implantou o WMS para gerenciar sua área logística e atividades como recebimento, inspeção, endereçamento, armazenagem, separação, embalagem, carregamento, expedição, emissão de documentos e controle de inventário. Cada loja da rede recebe as mercadorias de um depósito central e todo o processo é automatizado. Esse controle garantiu à operação da Cobasi uma baixa ruptura de estoque, cerca de 6%, se comparado a outros setores do mercado varejista.

 

O setor de compras do pet center também se privilegiou com o alto desempenho e confiabilidade que a tecnologia proporciona, o que colaborou para o aumento da produtividade da equipe que continua enxuta – eram três pessoas para cuidar das oito lojas, agora, apenas nove colaboradores são responsáveis pelas compras das mais de 55 lojas. Antes, o processo consumia muito tempo dos funcionários para a conferência dos dados para negociação e aprovação. Hoje, os gestores têm um maior conhecimento do tratamento dado às tabelas de fornecedores, garantindo total aderência ao modelo de negócio da empresa, o que permitiu uma liberação mais rápida, já que todos os produtos são comprados semanalmente.

 

Outro benefício conquistado foi o compliance. Com as constantes mudanças na legislação, além das particularidades fiscais existentes nos diferentes estados brasileiros em que as unidades estão presentes, o sistema proporciona a segurança necessária para que todas as lojas estejam em conformidade com as suas obrigações fiscais e trabalhistas.

 

Para Ronan Maia, vice-presidente de Distribuição e Varejo da TOTVS, a tecnologia estará cada vez mais presente no mercado pet, sendo aliada na profissionalização do setor, na redução de custos e na fidelização do público. “O mercado pet está se transformando e crescendo. Dados do IBGE, mostram que, mesmo com a desaceleração da economia, o setor expandiu quase 7%. A Cobasi é um exemplo de como os investimentos em tecnologia resultam em melhores experiências de compra e atendimento ao consumidor, além de mais rentabilidade para o varejo”, finaliza o executivo.

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.