book_icon

Brasoftware ajuda a reestabelecer sistema operacional de hospitais públicos do DF após ataque cibernético

O ataque prejudicou a divulgação de resultados de exames de radiografia de hospitais públicos da capital federal. De acordo com a Brasoftware, a fragilidade nos sistemas é decorrente da desatualização de alguns programas antivírus

Na última semana de julho, setores públicos do Distrito Federal, principalmente, hospitais ligados à Secretaria Estadual de Saúde, e o programa Na Hora, da Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão, tiveram computadores afetados por um ataque cibernético de uma variação do vírus Wanna Cry, prejudicando a divulgação de resultados de exames de radiografia na capital federal.

Para a interrupção da propagação do vírus e o retorno à estabilidade da rede, a SUTIC/SEPLAG, Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, responsável por gerir a infovia GDFNet, contou com a ajuda de parceiros técnicos, da Microsoft e da Brasoftware. Como principal parceira da Microsoft e fornecedora de contratos de licenciamento e de consultoria, a Brasoftware foi chamada para atuar junto à Secretaria na distribuição automática de antivírus nas versões 7, XP e 2003 do Windows, no respaldo técnico à equipe e na orientação de melhores práticas.

Vazamento de dados

“Fizemos o acompanhamento do problema e os focos foram reprimidos em uma semana. Agora, restam apenas pequenos casos pontuais que não interferem nas atividades cotidianas dos órgãos antes afetados. A incidência do vírus também não gerou acesso a informações sigilosas e nem permitiu a criptografia de dados”, garantiu o Subsecretário de TI, Fernando Soares.

Por meio de suas parcerias regionais, a Brasoftware se somou aos profissionais do governo para sugerir as melhores práticas para a estabilização dos sistemas operacionais. “A Brasoftware atuou, por intermédio de parceiros, na sala de crise da SEPLAG e na configuração de ferramentas de prevenção e remoção do vírus. Os demais órgãos se beneficiaram por meio dos nossos procedimentos e orientações”, completa o Subsecretário de TI.

Descentralização da TI e Estabilização

A paralisação tomou o GDF de surpresa e fez com que hospitais reagendassem consultas com os pacientes que não conseguiram visualizar o resultado de exames. “Apesar disso, houve um rápido posicionamento dos interlocutores do governo do Distrito Federal para a resolução do problema”, conta Gustavo de Paula, Gerente Regional Centro-Oeste, MG e RJ da Brasoftware. “As Secretarias Estaduais atingidas utilizam uma rede comum para acessar a internet e o correio eletrônico. Assim que houve a detecção do ataque, elas foram comunicadas via telefone, e-mail ou Whatsapp e não houve perda e cópia de dados”, reitera Gustavo, afirmando que a propagação do vírus foi estancada.

De acordo com Gustavo de Paula, a fragilidade nos sistemas é decorrente da desatualização de alguns programas antivírus e sistemas operacionais. Devido à descentralização da TI nos órgãos do DF, o gerenciamento da infraestrutura técnica compete a cada unidade. Segundo a SEPLAG, seu papel é de administração e centralização da rede, mas cada órgão opera de forma autônoma.

 

Sobre a Brasoftware

Fundada em 1987, a Brasoftware é um dos mais tradicionais provedores de tecnologia do mercado brasileiro, comercializando soluções de empresas como Microsoft, Autodesk, Adobe, Symantec, McAfee, Citrix, Arcserve, Corel, entre outras. Em 2002, a empresa criou uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com atuação nas áreas de desenvolvimento, implementação e infraestrutura.

Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Brasília, a companhia atua em todo território nacional e, nos últimos 10 anos, registrou crescimento superior a 25% ao ano. É um dos principais parceiros no gerenciamento e implementação de soluções em Cloud Computing, recebendo em 2014 a importante premiação da Microsoft como O Melhor Parceiro do Mundo. BrasilPrev, Claro, Cielo, Editora Abril, Grupo Votorantin, Serasa Experian, VIVO, SKY, Eletrobrás, TAM, UOL, SENAI – SP são alguns dos clientes da empresa.

Para mais informações acesse: www.brasoftware.com.br

 

Sobre a SEPLAG

Dentro da reforma administrativa iniciada pelo governo de Brasília para reduzir gastos com pessoal – sem comprometer a prestação de serviços essenciais à população – as secretarias de Estado do Distrito Federal passaram por um processo de reestruturação. As 24 pastas foram reduzidas para 17, sendo que 11 delas se uniram em cinco secretarias, entre elas as de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e a de Gestão Administrativa e Desburocratização (Segad), que foram fundidas.

Com o Decreto N° 36.825, publicado no dia 23 de outubro de 2015, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), a Seplag se manteve com a mesma nomenclatura e absorveu todas as competências da Segad, sem deixar de lado a função de órgão central de planejamento do governo, além do estudo e monitoramento das políticas públicas governamentais e a gestão estratégica e de projetos.

A Seplag é responsável por orientar e coordenar todo o processo de elaboração e acompanhamento do planejamento anual, plurianual e da execução orçamentária do governo. A secretaria também coordena e articula ações para subsidiar a formulação, a implementação e a avaliação de programas e projetos voltados para resultados e para o cumprimento das metas estratégicas definidas pelo governo. Com a reestruturação, a Seplag absorveu as áreas de logística, tecnologia da informação, contratos e compras (licitações). O quadro de pessoal, os acervos patrimonial, documental e processual, o almoxarifado e os recursos orçamentários e financeiros da Segad também foram transferidos para a Seplag.

Antes das mudanças, a Seplag já era responsável pelo relacionamento do governo de Brasília com o Terceiro Setor e detinha relação de vinculação com a Companhia de Planejamento do Planalto Central (Codeplan) e com o Conselho de Gestão das Organizações Sociais. Após a fusão, também ficaram vinculados à Seplag: o Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev); o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal (INAS); o Conselho de Saúde e Segurança do Trabalho; o Conselho de Melhoria da Gestão Pública; e as empresas públicas dependentes do Tesouro do Distrito Federal em processo de liquidação ou extinção. Também cabe à Seplag a gestão do Fundo de Melhoria da Gestão Pública (Pró-Gestão).

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.