book_icon

Ramboll destaca expertise em gestão de risco ambiental e remediação de áreas contaminadas no 12º Encontro Bianual SETAC LA 2017

 

No evento focado na decisão nº 038/2017/C, da CETESB, sobre novas diretrizes para gestão de áreas contaminadas, a empresa mostra critérios de análise e procedimentos legais e práticos essenciais para gerir riscos e remediar danos ambientais

A Ramboll, consultoria multinacional especializada em engenharia e projetos multidisciplinares, será uma das palestrantes do SETAC Latin América 2017, evento promovido pela Sociedade de Toxicologia Ambiental e Química (SETAC), com uma coparticipação na palestra “Avaliação de Risco Ecológico e Remediação de Sítios na América Latina: o estado da prática”, no dia 10 de setembro, às 8h30 na Sala 1.

Na palestra da Ramboll, Alyne Cetrangolo, consultora ambiental da empresa, e Lina Pimentel, sócia da Mattos Filho Advogados, abordarão os critérios a serem considerados para avaliação de riscos ecológicos: contexto regulamentar e implicações para a comunidade regulamentada, um tópico de grande importância dentro do tema central do SETAC LA 2017; a Decisão nº 038/2017/C, da diretoria da CETESB (Agência Ambiental do Estado de São Paulo).

Dentro deste contexto, a consultoria mostrará em detalhes o desenvolvimento e a implementação desses procedimentos para avaliação de risco ecológico, uma comparação entre a avaliação de risco para a saúde humana e as diretrizes de avaliação de riscos ecológicos, bem como fontes primárias de direito e as incertezas técnicas existentes. “Vamos oferecer também conclusões e recomendações às empresas e comunidades reguladas sobre como proceder para obter melhores resultados, considerando o cenário regulatório nacional”, afirma a consultora Alyne Cetrangolo.

“Esta nova decisão da CETESB traz as diretrizes para a proteção da qualidade do solo e das águas subterrâneas, revisando procedimentos para gerir estas áreas e mudando os critérios para o licenciamento ambiental”, afirma Eugênio Singer, presidente da Ramboll no Brasil. Segundo ele, o País ainda não tem uma abordagem estabelecida sobre as avaliações de riscos ecológicos, o que resulta em um vasto campo técnico a ser explorado. Por esta razão, a companhia resolveu focar sua apresentação na análise riscos, que é fundamental para avaliar a possível ocorrência de danos para uma espécie, comunidade ou ecossistema.

Singer acredita ainda que, com a nova decisão, agora se tornou mais rigorosa a exigência de que os responsáveis por quaisquer riscos ou danos sejam convocados a apresentar um plano de trabalho detalhado, com especificação de uma variedade de tarefas e abordagens técnicas para análise de risco, dentro de um prazo mais coerente de tempo. “Mas ainda há muita incerteza em torno dos procedimentos, cujas implicações legais e técnicas são críticas e merecem um melhor detalhamento para a adequação do mercado”, diz o executivo.

A Ramboll ainda participará do evento com um painel sibre a “Avaliação in situ da qualidade da água intersticial em um córrego, localizado em uma indústria de produção química no Estado do Rio de Janeiro, no dia 10 de setembro, às 10h também na Sala 1.

O evento do SETAC Latin América 2017, que ocorre no período de 7 a 10 de setembro, no auditório da Universidade Santa Cecília, localizado na Av. Cesário Mota, nº 08, no Boqueirão, em Santos, no litoral do Estado de São Paulo, é mais um dos fóruns abertos da SETAC, voltados para profissionais e estudantes da área ambiental. Seu objetivo é promover o intercâmbio de ideias e informações sobre estudos, análises e soluções de gestão ambiental, assim como disseminar pesquisas científicas e desenvolver a educação na área.

Os interessados em participar do 12° Encontro Bianual do SETAC, podem inscrever-se pelo site.

 

SOBRE A RAMBOLL

 

A Ramboll é uma empresa multinacional de consultoria, engenharia e design, com atividade multidisciplinar, que conta com 300 escritórios instalados em mais de 35 países em todos continentes.  No Brasil possui escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Valinhos, Belo Horizonte e Salvador, com mais de 60 especialistas dedicados aos diversos segmentos da empresa. A Ramboll atua nos mercados de Petróleo & Gás, Meio Ambiente, Saúde e Segurança, Água, Energia, Transporte e Planejamento Urbano.

A Ramboll conta com mais de 13.000 colaboradores, entre engenheiros, designers e consultores, comprometidos com a criação de soluções sustentáveis e de longo prazo para os seus clientes e a sociedade. Recentemente, a empresa foi classificada entre as três principais empresas de consultoria em serviços ambientais segundo pesquisa global do instituto independente de pesquisa Verdantix.

Caso queria conhecer mais sobre a Ramboll, entre no site: https://www.ramboll.com/.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:

GPCOM Comunicação Corporativa

Clezia Martins Gomes – [email protected]

Giovanna Picillo

(11) 3129-5158

www.gpcom.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.