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Sotec agiliza elaboração de propostas comerciais com solução da Sankhya

Com a integração de diferentes áreas proporcionada pelo sistema, processo que levava dias para ser finalizado passou a ser feito em segundos, otimizando as vendas

Com o objetivo de controlar os processos internos de forma mais abrangente, precisa e integrada, a Sotec, empresa mineira especialista em gestão de cargas elétricas de missão crítica e área limpa, que comercializa, instala e realiza a manutenção de no-breaks, geradores, bancos de bateria, estabilizadores, BACS, quadros elétricos e infraestrutura, adotou a solução da Sankhya, desenvolvedora e provedora de solução para gestão empresarial.

Segundo Claudinei Cardoso, diretor da Sotec, à medida que o número de clientes crescia, o sistema anterior deixava de atender às necessidades da empresa “Estamos há 18 anos no mercado, e quando iniciamos nosso negócio utilizávamos um sistema direcionado para o setor financeiro para atender à demanda de contas a receber e a pagar. A falta de integração dessa solução com os demais departamentos deixava os processos desestruturados para gerir nossa base de 3.000 clientes”, afirma.

Antes de adotar a solução Sankhya, o executivo comenta como foi processo de escolha. “Selecionamos os três maiores players do mercado e a Sankhya se sobressaiu por ser a única que desde a prospecção nos apresentou uma proposta aderente ao nosso negócio, com diversos indicadores que poderiam ser analisados como a margem de contribuição, por exemplo, além de seu ERP requerer um número pequeno de customizações em relação aos sistemas da concorrência”, ressalta.

Segundo o executivo, para fazer um pedido no sistema anterior era necessário que o setor comercial solicitasse uma cotação à área de compras, que calculava o valor do produto e devolvia a proposta em três a quatro dias. Com o sistema atual, o setor ganhou uma agilidade significativa no processo, que passou a ser feito em segundos.

“Hoje, nosso comercial faz a proposta sem consultar o setor de compras, já que as informações são todas integradas pela solução da Sankhya. O CRM identifica o valor de venda do produto e passa a proposta, praticamente de forma instantânea. Essa agilidade tem nos permitido comprar um volume maior, além de negociar preço com fornecedores de forma mais assertiva”, afirma.

A área financeira também foi beneficiada. “Hoje conseguimos extrair informações rápidas e precisas do sistema, além de visualizar o custo dos produtos e analisar a inadimplência de clientes, o que no atual cenário econômico tem feito a diferença”, explica.

Para o futuro, Cardoso espera um cenário ainda mais favorável para o crescimento da empresa. “Esperamos ampliar nossa carteira de clientes com a recuperação da economia brasileira. Estamos otimistas de que a Sankhya continuará a nos ajudar nos fornecendo uma análise detalhada dos dados do negócio que nos ajudem a analisar o passado, o presente e a traçar uma linha para o futuro”, finaliza.

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