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IA e Analytics aceleram transformação digital no local de trabalho

Segundo pesquisa da Dimension Data, 62% esperam ter tecnologias como a de consultores virtuais em suas organizações dentro dos próximos dois anos
IA e Analytics aceleram transformação digital no local de trabalho

Nova pesquisa, que examinou como as organizações estão evoluindo de um ambiente tradicional de escritórios para locais de trabalho digitais, revela que ganhar vantagem competitiva e melhorar o processo de negócios estão entre as principais metas de suas estratégias de transformação digital. Segundo o Relatório de Local de Trabalho Digital: Transformando Seus Negócios, realizado pela Dimension Data, 40% das empresas apontaram essa tendência.

O ambiente de trabalho está cada vez mais ocupado por ‘empregados virtuais’, que não existem em um sentido físico, mas que desempenham um papel importante na organização

Outra percepção do relatório é que a transformação digital não está apenas adotando tecnologias do passado: 62% esperam ter tecnologias como a de consultores virtuais em suas organizações dentro dos próximos dois anos. Além disso, 58% projetam investir ativamente em tecnologias que capacitem consultores virtuais nos próximos dois anos.

Hoje, o local de trabalho digital já não é apenas composto por gerentes e seus times; funcionários cooperam entre si para concluir projetos e empregados interagem com clientes e parceiros. Esse ambiente está cada vez mais ocupado por ‘empregados virtuais’, que não existem em um sentido físico, mas que desempenham um papel importante na organização.

Embora a tecnologia de inteligência artificial (IA) ainda esteja engatinhando, ela é suficientemente avançada para elaborar seu caminho dentro das empresas como assistentes virtuais e, em certas instituições, na forma de bancários, caixas virtuais e consultores virtuais. Funcionando como bots incorporados em aplicativos específicos, os assistentes virtuais se baseiam na tecnologia de IA e machine learning para responder às consultas básicas.

“Já não é suficiente apenas implementar essas tecnologias,” disse Krista Brown, Vice-Presidente Sênior de Computação do Usuário Final no Grupo Dimension Data. “As empresas têm aumentado seu uso de sistemas analíticos para entender como essas tecnologias impactam seu desempenho nos negócios: 64% utilizam sistemas analíticos para melhorar seus serviços a clientes e 58% os utilizam para avaliar suas tecnologias de local de trabalho.”

Ainda segundo a pesquisa, cerca de 30% das organizações disseram que estão avançadas em suas iniciativas de transformação digital, já colhendo seus benefícios, enquanto outras ainda estão em etapas iniciais para o desenvolvimento de um plano.

Brown afirma que uma das razões que poderia impedir as empresas de implementar um local de trabalho digital é sua cultura corporativa. Muitas vezes, a tecnologia e a cultura corporativa inibem – em vez de encorajar – a mudança do estilo de trabalho. No entanto, segundo o relatório, a principal barreira para a adoção bem-sucedida de novos estilos de trabalho são problemas de TI, e os participantes da pesquisa citaram questões organizacionais como outro motivo.

“A complexidade da infraestrutura de TI existente pode representar um importante obstáculo para implementar novas ferramentas de colaboração e produtividade, e dar suporte a estilos flexíveis de trabalho. Implementações de transformações bem-sucedidas são obtidas quando a TI trabalha de perto com tomadores de decisão da área de negócios,” disse Brown, acrescentando que essas transformações suportam novos modos de fazer negócios e de ajudar os clientes.

Os líderes de TI foram questionados a classificar quais tecnologias foram as mais importantes para as suas estratégias de locais de trabalho digitais.

Robert Allman, Vice-Presidente Sênior em Experiência e Colaboração do Cliente da Dimension Data, acredita que a mobilidade é fundamental para um local de trabalho digital. “Líderes de negócios e CIOs sabem sobre a importância da mobilidade no local de trabalho digital, em uma mistura uniforme de empresas que suportam tanto dispositivos fornecidos pela organização, como dispositivos dos próprios funcionários no ambiente de trabalho.”

As empresas também estão se voltando para novas tecnologias de local de trabalho a fim de aumentar o serviço ao cliente, com 45% dos respondentes dizendo que melhoraram a satisfação do cliente como resultado do seu uso de tecnologia de local de trabalho digital.

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