book_icon

Tecnologia ajuda empresas a gerenciar dispositivos móveis no regime híbrido

Levantamento aponta que 48% das empresas irão adotar modelo híbrido em 2022. Crescimento da distribuição de dispositivos móveis corporativos e soluções MDM ajudam a aumentar produtividade e a reduzir custos

Tecnologia ajuda empresas a gerenciar dispositivos móveis no regime híbrido

O modelo de trabalho híbrido, que combina expediente presencial e remoto, é uma realidade — 48% das empresas pretendem adotá-lo em 2022, segundo o Índice de Confiança Robert Half, e outra pesquisa, da KMPG, aponta que 85% das empresas que migraram para home office devem mudar para regimes híbridos neste ano. Nesse cenário, a distribuição de dispositivos móveis corporativos, como tablets e smartphones, aumentou e se tornou indispensável para o gerenciamento e execução de tarefas. Como qualquer mudança, contudo, exige gestão e o caminho que muitas empresas têm encontrado são as soluções de Mobile Device Management — MDM, que oferecem um gerenciamento completo desses aparelhos.

“As empresas estão apostando em equipamentos eletrônicos para aumentar o nível de produtividade e de mobilidade das equipes. A adoção de dispositivos móveis, no entanto, pode ser otimizada para melhores resultados e também maior segurança de dados. Soluções MDM permitem que uma empresa administre o uso desses aparelhos corporativos com segurança e de forma completa, eficiente, remota e ágil”, afirma Vinícius Boemeke, co-fundador da Pulsus, empresa referência em soluções MDM.

Soluções MDM são aplicadas em todas as áreas de uma empresa e em todas as frentes de trabalho, seja para equipes em home office, presencial ou externas  

As vantagens das soluções MDM vão muito além da melhor gestão de recursos e de aumentar a segurança de dados. Confira outros benefícios:
Gerenciamento para todos os setores
Soluções MDM são aplicadas em todas as áreas de uma empresa e em todas as frentes de trabalho, seja para equipes em home office, presencial ou externas. “São soluções personalizadas que permitem configurar os dispositivos móveis para uma utilização que potencialize a eficiência das equipes, esteja onde estiverem e seja qual for a atribuição de cada uma, contribuindo para mais performance, produtividade, diminuição de riscos, segurança de dados e redução de custos”, pontua o executivo.

Potencialização de equipes de frente
Trabalhadores que estão na linha de frente dos negócios, servindo como o rosto da empresa, quando têm as ferramentas certas, estão equipados para transformar os negócios, melhorar as experiências do cliente, impactar positivamente a fidelidade à marca e otimizar operações gerais. “O MDM pode contribuir efetivamente para o alcance desses resultados, oferecendo soluções com inteligência e segurança para mobilidade empresarial de alto desempenho”, garante Boemeke.

Facilidades e soluções para área de TI
“Com as soluções MDM, os profissionais de TI passam a ter um papel mais estratégico e não só operacional dentro das empresas”, destaca o co-fundador. As soluções permitem que eles apresentem dados relevantes para outras áreas do negócio, realizem a gestão de consumo de dados, contribuam na redução de custos e economia de tempo, controlem a instalação e atualização em massa e remota de apps arquivos, acessem remotamente os aparelhos para resolução de problemas, gerenciam a automação e geolocalização, além de garantir a segurança dos colaboradores.

Saúde e segurança dos funcionários
 Ao adotar uma tecnologia de gerenciamento de dispositivos móveis, ganha-se também recursos para contribuir com a saúde e segurança do funcionário. É possível planejar restrições de horários de trabalho e de utilização do dispositivo e de apps, bloqueio de apps indesejados, privacidade e segurança de informações e adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “A solução da Pulsus oferece ainda recursos como o “Modo motorista”, que foca na segurança do colaborador ao volante, podendo definir um limite de velocidade e a liberação apenas de aplicativos necessários, como o GPS e a funcionalidade de geolocalização, em caso de roubo ou furto”, explica Boemeke.

Gestão de consumo de dados e economia
O uso de aparelhos móveis, como celulares e tablets, aliado à conexão móvel dos dispositivos, pode revolucionar uma empresa, ainda mais com as Transformações Digitais que aumentam as possibilidades de uso da tecnologia a favor dos negócios, como a chegada do 5G. Pensando nisso, será necessário que as empresas gerenciem cada vez melhor o consumo de dados. “Soluções MDM oferecem recursos para o monitoramento e a gestão de consumo de dados, em 3G, 4G, 4.5G, 5G e Wi-fi, permitindo que as empresas saibam o quanto os dispositivos consomem de rede e quanto cada aplicativo consome de dados. Com isso, é possível definir estratégias para um uso mais racional, que melhore a performance e reduza os custos para o negócio”, finaliza o especialista.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.