book_icon

Com planos de internacionalização, Konics IT planeja canal de distribuição

Fornecedora de soluções de backup e monitoramento mira aumento de força de vendas diretas no Chile, Colômbia, Argentina e Peru, e indiretas no Brasil
Com planos de internacionalização, Konics IT planeja canal de distribuição

A Konics IT, especializada em backup e monitoramento de dados, está em nova fase. Além da mudança do nome, com a incorporação do ‘IT’, definiu estratégia de internacionalização na América Latina e quer formar um canal de distribuição para a oferta de soluções ao mercado de PMEs. O ano de 2017, para a empresa, será de aumento de força de vendas diretas no Chile, Colômbia, Argentina e Peru, e indiretas no Brasil. O primeiro local para a filial da empresa será Lima, Peru.

A princípio, a oferta via canais será focada em São Paulo e Curitiba e, em uma segunda fase, será estendida para as regiões Sul e Nordeste

Embora tenha sua atuação basicamente direta, o canal de distribuição da Konics IT atenderá o setor de PME e as grandes empresas que possuem infraestrutura de TI distribuídas. A oferta será de um appliance empacotado com soluções de monitoramento, backup, nuvem e integração de VPN. “Vamos incentivar a venda, mas também a receita recorrente”, pontua o CEO, Alexandre Paoleschi.

A venda recorrente, prática adotada nos últimos anos, foi sentida na pele pela empresa. Com faturamento de R$ 10 milhões, a empresa remodelou alguns contratos para o modelo recorrente e espera, em 2017, dobrar a receita, que ficou na casa dos R$ 5 milhões. “Todo o movimento foi planejado. Ajudamos os clientes nessa jornada”, conta o executivo.

Por enquanto, a parte de hardware a Konics IT importa da China, mas a ideia é ter um parceiro de fabricação local. A princípio, a oferta via canais será focada em São Paulo e Curitiba e, em uma segunda fase, será estendida para as regiões Sul e Nordeste.

Com escritório em São Paulo e Orlando (EUA), a empresa tem planos de abrir mais um na Argentina. Europa também é uma opção, segundo o executivo. Por enquanto, o Brasil é o centro de atendimento da América Latina.

Tranquility as a Service

Paoleschi conta que um episódio foi responsável pela mudança de atuação da empresa, momento no qual a Konics passou a ofertar uma ferramenta própria para o mercado. “Foi por conta de um problema que deu em uma grande conta que tínhamos de gestão de backup. Foi um divisor de águas”. O desenvolvimento da tecnologia própria permitiu identificar gaps em alguns processos, o que aprimorou o atendimento da Konics IT.

Sob orientação do Gartner, parceiro desde 2014, a Konics passou a aumentar a sua presença no Brasil em variadas verticais e, em 2015, investiu na oferta ao mercado internacional. “A princípio passamos a atender os clientes com filiais fora. Hoje vimos que não temos concorrentes nem no Brasil e nem lá fora”, pontua o executivo, que trabalha a sua venda sob o conceito de ‘Tranquility as a Service’. “O cliente não vai me contratar para avisar os incidentes. Ele quer ajuda para resolver o problema. E é o que vendemos, a resolução do problema”, ressalta.

Voltado para gestão e operacional, a ferramenta da Konics IT trabalha o conceito de monitoramento da infraestrutura de TI para a tomada de decisão. Sem concorrentes diretos, segundo o CEO da empresa, a ferramenta permite integração com qualquer outro sistema de backup.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.