book_icon

Brasil e Peru fecham acordo para integração de redes

Parceria prevê que as chamadas telefônicas entre as cidades de fronteira entre os países sejam cobradas como ligações locais
Brasil e Peru fecham acordo para integração de redes

O Brasil e o Peru firmaram um acordo para implantar um projeto piloto de integração das redes de telecomunicações na fronteira. O Decreto Legislativo n° 87 de 2017 foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 16. O documento firma acordo entre os países para a implantação de um projeto piloto de integração das redes de telecomunicações nas respectivas fronteiras. Os Ministérios das Comunicações e as agências reguladoras dos dois países, Anatel e Ospitel, serão responsáveis por supervisionar o andamento do projeto.

O modelo deve ser expandido para outras regiões de fronteiras entre países da América do Sul

Pelo acordo, o projeto será implantado nas cidades de Assis, no Brasil, e nas cidades de Iñapari e Iberia, no Peru. A parceria prevê que as chamadas telefônicas entre as cidades de fronteira entre os países sejam cobradas como ligações locais. A integração da oferta dos serviços de telecomunicações entre as cidades permite o avanço na circulação de informação com segurança, velocidade e baixo custo.

O acordo também visa evitar o chamado roaming inadvertido, quando é cobrado roaming internacional mesmo se o usuário não sair da cidade de origem, o que causa falhas que afetam a qualidade do serviço, além de gerar custos maiores para os usuários.

Entre os objetivos, a parceria tem intenção de impulsionar programas de tratamento integrado para atender a necessidade da população, promovendo o desenvolvimento da zona de fronteira entre Brasil e Peru e desenvolvendo uma infraestrutura na área de telecomunicações, instigando o investimento público e privado.

O modelo deve ser expandido para outras regiões de fronteiras entre países da América do Sul caso os resultados sejam positivos. Negócios já estão ocorrendo entre Argentina, Uruguai e Paraguai e um acordo entre Mercosul e União Europeia, que reduziria os custos de roaming.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.