Aos 93 anos, a Suzano Papel e Celulose está na reta final de um processo de mudança em sua cultura organizacional, que teve como base a transformação digital no fim de 2015. Em um alinhamento estratégico entre o RH e o time de TI, foi realizada a reorganização física dos ambientes por meio do projeto “Juntos e Misturados”, que derrubou barreiras físicas entre departamentos e funcionários, possibilitando ao colaborador escolher sua mesa ou trabalhar em um local externo.
O programa tem como objetivo eliminar lugares fixos, aproximar profissionais de diferentes departamentos e ampliar e diversificar grupos de trabalho e de amizades dentro da empresa. “É uma mudança cultural na companhia e está alinhada à nossa cultura, que preza a inovação, empreendedorismo, liderança e a colaboração”, ressalta Thais Augusto Roma, do RH da Suzano Papel e Celulose.
“Mas para dar total mobilidade às equipes foi preciso eliminar os cabos de rede e implementar uma robusta estrutura WiFi, com políticas de acesso e total segurança no ambiente de TI”, explica Wagner Barchi, coordenador de TI para Telecom e Segurança da Informação da Suzano.
A 1º fase do “Juntos e Misturados” ocorreu na sede administrativa da empresa, no fim de 2015, com a reforma e repaginação física dos ambientes. Em seguida, foi a vez das fábricas em Limeira (SP), Suzano (SP) e Mucuri (BA) se integrarem ao projeto, entre março e maio deste ano. No final do programa, estima-se que 1,5 mil colaboradores sejam beneficiados pelo novo espaço de trabalho e 3 mil dispositivos conectados na nova rede móvel da Suzano.
“O RH sempre trabalhou junto com a TI para identificar ações que pudessem agregar no desenvolvimento de nossos colaboradores, como, por exemplo, uma ferramenta que possibilita a troca de insights de maneira fluída e on time”, conta Thais.
A responsável por implementar a transformação digital no “Juntos e Misturados” foi a integradora 2S Inovações Tecnológicas, parceira 1Tier da Cisco e uma das pioneiras em soluções de transformação digital no País.
“Buscávamos um bom nível de suporte e as tecnologias Cisco estão anos-luz de distância de seus concorrentes. Por parte da 2S, a condução superou as expectativas, com um consultor sênior em cada unidade, suportando e respondendo de forma rápida e precisa. Também houve muito engajamento na parte técnica e no suporte, com uma excelente autenticação dos dispositivos”, afirma Barchi.
De acordo com Thais, já é possível constatar os impactos desse projeto na produtividade e qualidade de vida dos colaboradores e também um maior engajamento.
Como a evolução dessa iniciativa, a Suzano planeja investir em tecnologias de videoconferência, ainda este semestre. “Será um dos grandes desafios para 2017, mas nossa rede já está preparada para a atualização”, comenta o coordenador de TI.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo