book_icon

Inteligência artificial aplicada para auxiliar o diagnóstico médico

O mercado da saúde passa, atualmente, por uma profunda transformação por conta do surgimento de novas tecnologias, que permitem mais qualidade e rapidez no atendimento aos pacientes, além de contribuir para um correto diagnóstico
Inteligência artificial aplicada para auxiliar o diagnóstico médico

Mesmo com esses avanços, o mercado de medicina diagnóstica sofre com a pressão para ser mais produtivo, mas com menor remuneração. No setor de radiologia, em especial, a estafa causou, nos Estados Unidos, em 2018, a Síndrome de Burnout em 45% dos profissionais dessa área, segundo dados apresentados pelo chefe do departamento de radiologia da New York University, durante o RSNA (Congresso da Sociedade de Radiologia da América do Norte).

Seu principal produto, a assistente virtual para médicos, que leva o nome de Iara, transcreve prontuários e laudos, além de interagir com algoritmos e sistema utilizando comandos de voz, apresentando níveis de acurácia acima de 98% 

A implementação da inteligência artificial na área da saúde e, especificamente, no setor de radiologia tem como um dos principais objetivos facilitar o processo de obtenção de diagnósticos, dando ao radiologista um papel ainda mais relevante, com foco no cuidado do paciente e no seu papel assessor do médico especialista, garantindo uma boa compreensão dos resultados dos exames e da indicação ou não de estudos adicionais.

Iara Health, Inteligência Artificial para a saúde
Analisando este cenário e buscando transformar a área da saúde por meio da inteligência artificial, além de auxiliar em diagnósticos mais rápidos e precisos, surgiu, em 2018, a Iara Health. A empresa é pioneira no desenvolvimento de soluções de inteligência artificial com o objetivo de facilitar a vida do profissional radiologista.

Seu principal produto, a assistente virtual para médicos, que leva o nome de Iara, transcreve prontuários e laudos, além de interagir com algoritmos e sistema utilizando comandos de voz, apresentando níveis de acurácia acima de 98%. Esse é o primeiro sistema de reconhecimento de voz desenvolvido no Brasil, sem nenhuma dependência de sistemas terceiros.

“Em apenas um ano de existência, conseguimos desenvolver uma ferramenta completa que se aperfeiçoa continuamente e que já possui aceitação relevante para o mercado, com mais de 100 usuários”, explica José Eduardo Venson, Co-fundador da Iara Health.

Dentre os outros projetos desenvolvidos pela empresa, destacam-se o algoritmo para cálculo da idade óssea, identificação automática de contraste em tomografias de crânio e detecção de pneumonia.

Referência para o mercado
Com apenas um ano, a Iara Health já mostrou seu potencial para o mercado e teve seu primeiro reconhecimento ao ser premiada durante a edição do RSNA Pneumonia Detection Challenge, desafio que consistiu em desenvolver uma ferramenta capaz de identificar com melhor nível de precisão a incidência de pneumonia a partir de uma radiografia de tórax, deixando para trás mais de 1,4 mil concorrentes.

“Nosso objetivo é desenvolver a Iara e, com ela, nos tornarmos referência em Inteligência Artificial para a saúde no Brasil”, almeja, Venson.

assistente virtual para médicos

diagnóstico médico

Iara Health

Inteligência Artificial

José Eduardo Venson

RSNA Pneumonia Detection Challenge

setor de radiologia

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | PRÊMIO A ESCOLHA DO LEITOR

As indicações do usuário

Leia nessa edição sobre carreira

CÓDIGO ABERTO

Kubernetes rumo à Nuvem

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

LEGISLAÇÃO

Importações desafiam as empresas

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

COMUNICAÇÕES

5G: Será que agora vai?

Outubro | 2021 | #51 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento